Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Reforço

Prefeitura de Venâncio Aires anuncia instalação de segundo centro respiratório

O objetivo é dividir os atendimentos com o centro do Bairro Gressler

A Administração Municipal de Venâncio Aires está realizando uma força-tarefa com o objetivo de ampliar e qualificar o atendimento de saúde durante a maior onda de coronavírus já enfrentada pelo município. De forma emergencial, os vereadores vão avaliar os projetos de lei para criação de um segundo Centro de Atendimento Respiratório (CAR) e a contratação de fiscais sanitários para atuar no combate à Covid-19.

Para efetivar uma nova estrutura específica para atendimentos da Covid-19 junto à UPA 24 horas do Bairro Cruzeiro, a partir de 1º de março, a Prefeitura deve investir R$ 111 mil por mês no local. O objetivo é dividir os atendimentos com o CAR do Bairro Gressler, oferecendo mais um médico, enfermeiro e técnico de enfermagem especializados na testagem e encaminhamento de pacientes com sintomas.

De acordo com o prefeito e secretário municipal da Saúde, Jarbas da Rosa, o novo centro, no lado oposto da cidade, deve reduzir a superlotação de atendimentos percebida nas últimas semanas no CAR 1.

Publicidade

LEIA TAMBÉM
Hospital São Sebastião Mártir restringe Pronto Atendimento
Aumento de internações deixa hospitais da região no limite da capacidade de atendimento

Outra medida para melhorar o atendimento direto à população é a contratação de mais médicos para a rede municipal. Por meio de processos seletivos que já estão em andamento, o município busca cinco novos médicos. Além disso, três profissionais que estavam em período de férias foram chamados de volta ao trabalho.

“Estamos fazendo um esforço pessoal em busca de mais profissionais. Infelizmente não existem médicos livres no mercado, mas conseguimos contatos em universidades e outros municípios e três já devem iniciar nas nossas Unidades de Saúde na próxima semana”, disse Jarbas da Rosa.

Publicidade

Ainda com relação às Unidades Básicas, o prefeito explicou que todas já estão habilitadas para priorizar atendimento a pacientes Covid. “Estamos com 70% do atendimento nas UBSs e ESFs destinado a Covid. Por isso, pedimos a compreensão para que as pessoas que não estão com sintomas respiratórios evitem procurar as unidades nesse período para outros atendimentos de rotina”, completa.

LEIA TAMBÉM
Venâncio Aires chega a 46ª morte por Covid-19
Com esgotamento da capacidade, hospitais alteram atendimentos

Com relação ao processo seletivo para contratação de seis novos fiscais sanitários, o prefeito destacou a defasagem de servidores existente hoje em cargos de Fiscalização Sanitária e Fiscalização de Posturas, responsáveis diretos pela orientação, monitoramento das atividades e verificação das denúncias, inclusive com plantões noturnos e finais de semana.

Publicidade

“A atividade é fundamental para orientação e também fiscalização nesse momento de pandemia. Hoje estamos com toda a nossa estrutura de fiscalização, inclusive de Meio Ambiente e Trânsito, trabalhando exclusivamente para Covid. Ainda assim, temos profissionais afastados por contaminação e outros motivos. Precisamos reforçar esse setor para cobrar de toda a sociedade um comportamento condizente com o nosso momento de pandemia”, destacou o prefeito.

Jarbas da Rosa acrescentou ainda que o reforço na fiscalização também respeita um acordo feito entre Estado e os Municípios para conquista da cogestão e manutenção da bandeira vermelha.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.