Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Situação crítica

Novos leitos de UTI Covid entram em operação nesta quinta em Santa Cruz

Foto: Alencar da Rosa/Banco de Imagens

Por causa da lotação na área de atendimento aos pacientes infectados pelo coronavírus, a direção do Hospital Ana Nery decidiu dobrar o número de leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento da Covid-19. Além de abrir cinco novos leitos, a casa de saúde avalia, caso a caso, as cirurgias na área da oncologia, de forma a manter aquelas que têm maior gravidade.

Por meio da assessoria de imprensa, o Ana Nery comunicou na tarde dessa quarta-feira, 24, que fará a adequação para dobrar a quantidade de leitos na UTI Covid. Inicialmente, o hospital mantinha cinco unidades, mas sempre estava utilizando vagas da UTI comum.

Os novos leitos entrarão em operação nesta quinta-feira, 25 – e apenas com três vagas ainda disponíveis. Na tarde de quarta, havia cinco leitos e sete pacientes. Com a ampliação da unidade, as duas internações excedentes já foram realocadas na nova UTI Covid.

Publicidade

LEIA MAIS: Hospital Ana Nery adapta leitos de UTI convencional para atendimento de pacientes com Covid-19

O Ana Nery é referência para o tratamento oncológico na região. Nele são realizados tratamentos e procedimentos cirúrgicos para combater o câncer. Por meio de nota, a direção do hospital destacou que a oncologia é a especialidade médica na qual a brevidade das intervenções é essencial. Assim, segundo a instituição, cada caso será avaliado e deverão ser autorizados aqueles indispensáveis à manutenção da vida dos pacientes.

A direção da casa de saúde encerrou o comunicado fazendo um pedido à comunidade: solicita que os santa-cruzenses mantenham as medidas de prevenção à Covid-19, sobretudo no que diz respeito à utilização de máscara, higienização das mãos e, principalmente, evitando aglomerações. “Além disso, solicitam aos pacientes Unimed que, se o quadro de saúde assim o permitir, façam uso do atendimento virtual oferecido pelo plano, diminuindo a sobrecarga no setor de emergência”, complementou o comunicado.

Publicidade

LEIA MAIS: Ana Nery discute ações emergenciais após superlotação por causa do coronavírus

O pedido para que se cumpram as regras do distanciamento social é reforçado pelo Hospital Santa Cruz (HSC). Em nota publicada nas redes sociais, o HSC descreve a situação da pandemia no município como extremamente grave e solicita que a população cumpra as regras de segurança, como o distanciamento social.

LEIA MAIS: Com esgotamento da capacidade, hospitais alteram atendimentos

Unidades permanecem lotadas na região
A UTI Covid do Hospital Santa Cruz seguia, na tarde de quarta, com 100% de ocupação, com 15 pacientes internados no setor. Na área clínica, 14 pacientes estavam internados com Covid.

Em Lajeado, o Hospital Bruno Born (HBB), por força da pandemia, mais que dobrou o número de unidades na terapia intensiva. Na tarde de quarta eram 21 leitos, com possibilidade de abrir mais um. No entanto, a taxa de ocupação era de 95% e havia apenas uma vaga livre.

Publicidade

LEIA MAIS: Hospital Bruno Born prepara Plano de Contingência para situação de calamidade

No Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) de Cachoeira do Sul, as dez vagas em leitos de UTI Covid estavam ocupadas na tarde de quarta, segundo boletim publicado no portal da instituição na internet.

No São Sebastião Mártir, em Venâncio Aires, o atendimento aos pacientes com Covid-19 permanece bem acima da capacidade normal da casa de saúde. Quarta o total de internações em UTI estava em 157%; e na área clínica, 165% da lotação.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.