Imunização 25/02/2021 18h27 Atualizado às 18h38

Veja onde serão os pontos de vacinação contra a Covid-19 nesta sexta em Santa Cruz

Doses serão aplicadas em idosos com 80 anos ou mais

Com a chegada de mais 1.520 doses da vacina conta a Covid-19, que ocorreu nesta quinta-feira, 25, a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz do Sul informa que a vacinação para idosos com 80 anos ou mais ocorrerá nesta sexta-feira, 26, em vários pontos da cidade, no período das 8 horas às 19 horas, sem pausa ao meio-dia. De acordo com a secretária da pasta, Daniela Dumke, uma das alterações nesta etapa de vacinação são os locais da aplicação das doses.

Desta vez, a vacinação ocorrerá na Bierhaus, no Parque da Oktober, e não haverá doses no Centro Materno Infantil (Cemai). “Entendemos que é um local mais neutro, e há mais espaço para as pessoas se acomodarem, evitando aglomerações”, explicou a secretária. Para chegar ao local, o ingresso dos pedestres deve ser feito pelo pórtico principal do Parque da Oktober, na Rua Galvão Costa.

Em outros três pontos, a vacinação ocorrerá no sistema drive-thru, com o auxílio da Guarda Municipal e do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB). “Procuramos descentralizar os pontos para diminuir o tempo de espera da população, facilitar o acesso, e otimizar a aplicação da vacina”, justificou Daniela.

LEIA MAIS: Bandeira preta passará a valer a partir deste sábado no Vale do Rio Pardo e em mais 10 regiões

Hipermercado Big também será ponto de vacinação | Foto: Guilherme Neuhaus

Confira em quais locais ocorrerá a vacina no sistema drive-thru:

  • Parque da Oktober (casinhas da Vila Típica) – acesso pelo portão 7, da Avenida Independência
  • Estacionamento do Big – acesso pela Rua Ernesto Alves
  • Sede da Associação dos Funcionários do Hospital Ana Nery – acesso pela Rua Pereira da Cunha

Lembrando que os idosos que forem se imunizar devem portar documento com CPF e carteira de vacinação. De acordo com a Secretaria de Saúde, caso não forem aplicadas todas as doses na sexta-feira, 26, a vacinação terá continuidade no sábado, 27, mas apenas em dois pontos: Casinhas da Vila Típica do Parque da Oktober, no sistema drive-thru, e na Bierhaus, para pedestres. O horário de vacinação será das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas.

Outro lembrete da Sesa é que, excepcionalmente nesta sexta, nas unidades de saúde, tanto ESFs como UBSs, as salas de vacina estarão fechadas, pois os vacinadores estarão trabalhando na imunização da Covid-19.

LEIA MAIS: VÍDEO: Estado e Famurs traçam medidas de enfrentamento à Covid-19

Sobre segundas doses

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, nesta quinta-feira, 25, chegaram mais 790 doses da Coronavac, para aplicação das segundas doses. A aplicação deve ser feita no Serviço Integrado de Saúde (SIS), da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30, e das 13h30 às 16h30. No total, já foram recebidas 3.250 doses da Coronavac.

LEIA MAIS
Estado publica decretos com novas restrições para combate à pandemia
ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS