Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PANDEMIA

Vera Cruz entra em lockdown a partir das 20 horas desta sexta-feira

O município de Vera Cruz, seguindo as orientações do governo do Estado e da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), passa a seguir as regras da bandeira preta pelo mapa do distanciamento controlado a partir deste sábado, 27. A medida deve valer até o dia 7 de março.

Além disso, Vera Cruz entra em lockdown a partir das 20 horas desta sexta-feira, 26, até as 5 horas de segunda-feira, 1º, com suspensão das atividades gerais. A decisão ocorreu em reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, na manhã desta sexta, para debater as definições do Estado, que suspendeu a cogestão nos municípios. 

O governo do Estado deve publicar neste fim de semana um novo decreto com as orientações a serem seguidas nos próximos dias.

Publicidade

LEIA MAIS: Regras do lockdown em Santa Cruz serão anunciadas nesta sexta

Durante a vigência da bandeira preta, apenas serviços essenciais poderão funcionar, com redução das equipes. Atividades da área da saúde, essenciais à manutenção da vida, segurança, ordem pública e atividades de fiscalização são as únicas que podem seguir atuando com 100% das equipes.  

Demais serviços essenciais atuam com no máximo 25% dos trabalhadores presencialmente. No caso de mercados, farmácias e postos de combustíveis, o atendimento presencial ao público deve ser restrito, de acordo com a capacidade do estabelecimento. Restaurantes, padarias e lancherias devem atuar com telentrega ou pague e leve.  

Publicidade

LEIA MAIS: VÍDEO: prefeita Helena Hermany decreta lockdown a partir da noite desta sexta-feira

Educação

Em relação à educação, Vera Cruz decidiu pela suspensão das aulas presenciais na próxima semana, entre 1º e 5 de março, tanto na rede pública quanto na rede privada. Conforme a secretária Micheli Katiani Rech, também não haverá entrega de atividades pedagógicas não presenciais nas escolas municipais. A situação deve ser reavaliada novamente na próxima semana. 

Publicidade

Para o Prefeito Gilson Becker, o mais importante é a conscientização e a adesão da comunidade vera-cruzense. “Estamos passando por um momento crítico, com a superlotação das UTIs na região, e essa situação pode se agravar ainda mais se a população não fizer a sua parte. Somente com a união de esforços, vamos conseguir superar essa fase”, disse o chefe do Executivo. 

No Vale do Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Boqueirão do Leão também decretaram lockdown no final de semana. Outro município que adotou as mesmas medidas foi Lajeado, na região do Vale do Taquari.

LEIA MAIS: Bandeira preta passará a valer a partir deste sábado em todo o Rio Grande do Sul

Publicidade

FISCALIZAÇÃO – Em reunião do Comitê, já havia sido definida a intensificação das fiscalizações neste fim de semana. A Vigilância Sanitária, a Fiscalização de Obras e Posturas e de Meio Ambiente irão atuar em conjunto com a Brigada Militar para coibir o funcionamento de estabelecimentos não essenciais, bem como orientar os atendimentos dos locais considerados essenciais, além de evitar e dispersar aglomerações. 

LOCAIS QUE FECHAM EM BANDEIRA PRETA – Salões de cabeleireiro e barbeiro, serviços domésticos, cursos de dança, música, idiomas e esportes, academias, centros de treinamento, quadras, clubes sociais e esportivos, teatros, auditórios, shows, circos, cinemas e bibliotecas, parques, praças e áreas comuns. 

OUTROS SERVIÇOS – Bancos e lotéricas podem realizar atendimento individual, sob agendamento, com 50% dos funcionários; transporte coletivo municipal de passageiros pode operar com 50% da capacidade total do veículo, com janelas abertas; missas e serviços religiosos podem operar sem atendimento ao público, com 25% dos trabalhadores, para captação de áudio e vídeo das celebrações. Informações sobre outros serviços podem ser consultadas no site distanciamentocontrolado.rs.gov.br.

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.