Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Conscientização

Força-tarefa contra aglomerações mobiliza órgãos de segurança em Santa Cruz do Sul

Foto: Rafaelly Machado

As forças de segurança de Santa Cruz do Sul estão mobilizadas no combate às aglomerações indevidas durante o momento crítico da pandemia do novo coronavírus no Estado. Às 20 horas desta sexta-feira, 26, horário de início do lockdown, começou também uma fiscalização rígida que será realizada em todas as áreas do município em uma operação conjunta envolvendo Brigada Militar (BM), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Instituto Geral de Perícias (IGP), Exército Brasileiro, Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Guarda Municipal e Fiscalização de Trânsito.

Em ato no Palacinho, com participação de lideranças de cada entidade, o secretário municipal de Segurança, Transporte e Mobilidade Urbana, coronel Everton Oltramari, ressaltou a importância dessa união. “Estamos em uma situação de extrema gravidade, com a pandemia se agravando e com o sistema de saúde esgotado. Vamos iniciar um trabalho de fiscalização muito forte, com o intuito de orientar e conscientizar a comunidade sobre a importância de cumprir as normas de isolamento neste momento”, disse Oltramari.

LEIA MAIS: Confira o que determina o novo decreto de Santa Cruz para o lockdown deste fim de semana

Publicidade

O lockdown segue até as 5 horas de segunda-feira e a sequência da semana será com bandeira preta. A resistência às medidas de combate às aglomerações pode, em situações extremas, levar à prisão. “Sabemos que a comunidade de Santa Cruz é ordeira, responsável e colaborativa. As pessoas vão compreender esse trabalho, e àqueles que resistirem ou desobedecerem iremos aplicar uma multa administrativa, interditar algum estabelecimento ou até mesmo efetuar uma prisão”, salientou o secretário.

O trabalho busca fiscalizar a circulação de pessoas em passeios públicos da cidade. Estão autorizadas apenas saídas em casos de necessidade, para aquisição de alimentos, remédios ou abastecimento de veículos. “Se eventualmente encontrarmos uma ou mais pessoas passeando em uma praça ou em uma festa clandestina, primeiro vamos orientar para que se retirem. Porém, se houver resistência, haverá uma ação mais enérgica.”

LEIA MAIS: Como fica o funcionamento dos principais serviços durante vigência da bandeira preta

Publicidade

Momento para ficar em casa

Com o objetivo de diminuir drasticamente a circulação de pessoas durante este final de semana, haverá a mobilização de equipes em plantão da Brigada Militar e da Polícia Civil. O delegado regional Luciano Menezes ressalta a importância do trabalho desenvolvido em conjunto para ajudar a frear o avanço do novo coronavírus. “Esse reforço de todas as instituições de segurança visa à garantia de saúde publica. É necessário neste momento em que a pandemia se agrava, pois não há leitos nos hospitais. A partir de hoje, não é o momento de ficar bebendo com os amigos e se aglomerando por aí. Estamos na rua para garantir que as pessoas dispersem e não circulem, e orientar a nossa população ordeira para que compreendam esse processo”, afirmou Menezes.

Para o comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM), tenente-coronel Giovani Paim Moresco, é necessário o comprometimento de todos diante da atual situação. “A Brigada Militar, em seus 183 anos de existência, está pela primeira vez passando por um período tão drástico como esse da pandemia. Desta forma, estamos unificados em apoio à Prefeitura Municipal com todos os meios disponíveis, no sentido de ombrear junto aos demais órgãos de segurança pública, para que consigamos atender as demandas necessárias diante deste momento complexo que estamos vivendo”, salientou Moresco.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.