Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Pandemia

Hospitais de Santa Cruz ingressam na fase quatro do contingenciamento

Foto: Rafaelly Machado

Os hospitais têm planos de contingenciamento para atuar no combate ao avanço da pandemia, criados a partir das orientações do Gabinete de Emergências do governo do Estado. Em entrevista à Rádio Gazeta, o diretor do Hospital Santa Cruz (HSC), Vilmar Thomé, disse que tanto o HSC quanto o Hospital Ana Nery encontram-se na fase quatro desse procedimento.

“É o momento em que ainda a gente consegue atender casos de urgência e emergência. Após, na última fase, a prioridade torna-se o tratamento da Covid-19”, explicou.

LEIA TAMBÉM: Estado enviará cinco respiradores para o Hospital Santa Cruz na próxima semana

Publicidade

O HSC estava nessa sexta-feira, 26, com 113% de ocupação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid e 88% na Enfermaria, quando foi confirmada a abertura de novos leitos intensivos e a manutenção da suspensão de cirurgias eletivas, assim como procedimentos e atendimentos ambulatoriais.

Apenas casos de emergência e ligados às áreas de pediatria e obstetrícia são atendidos. Conforme o diretor, escalas e remanejamento de profissionais têm sido constantes no Hospital Santa Cruz.

LEIA TAMBÉM: Hospital Santa Cruz restringe ainda mais os atendimentos

Publicidade

No rol das modificações, o Hospital Ana Nery também comunicou na sexta-feira que o Centro de Oncologia Integrado (COI) vai manter o atendimento de pacientes de câncer em processo de radioterapia, quimioterapia e pós-operatório. Novos tratamentos seguirão agendamentos e alguns pacientes precisarão remarcar os atendimentos.

O diretor-executivo do Ana Nery, Gilberto Gobbi, explicou que a medida foi adotada para que os profissionais que atuam na oncologia possam reforçar as equipes de linha de frente no combate à Covid-19. “O Centro de Oncologia Integrado (COI), bem como o Hospital Ana Nery como um todo, espera poder reverter esse quadro o quanto antes”, enfatizou Gobbi. Até a tarde de sexta-feira, 11 pacientes estavam na UTI Covid e 16 internados na área clínica.

LEIA MAIS: Hospital Ana Nery altera atendimentos oncológicos após aumento de internações

Publicidade

Lajeado e Venâncio Aires estão na última etapa

Em Venâncio Aires, o Hospital São Sebastião Mártir atingiu a fase cinco do contingenciamento. O prefeito de Venâncio, Jarbas da Rosa (PDT), confirmou que desde a última quarta-feira cinco pacientes de UTI estavam entubados, no setor de emergência.

“Fizemos um grande trabalho para montar uma UTI extra, na sala de recuperação do bloco cirúrgico, para esses leitos. Esse foi o último recurso dentro do hospital”, declarou.

De acordo com Rosa, a questão da terapia intensiva estabilizou-se nas últimas 48 horas, com 23 pacientes em UTI e nenhum na fila de espera. “Foi um esforço concentrado, de que já se vê o resultado”, avaliou o prefeito, que também é medico.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Se faltarem leitos, saída será a regulação do Estado

O Hospital Bruno Born (HBB) também opera na fase cinco. A casa de saúde de Lajeado está com 27 pacientes internados na UTI e mais quatro esperando vagas, com leitos improvisados em outras áreas de atendimento, como bloco cirúrgico, por exemplo.

No Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) de Cachoeira do Sul, os dez leitos de UTI Covid estão lotados. Na enfermaria, havia apenas um paciente internado, segundo o boletim médico mais recente divulgado pela casa de saúde.

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.