Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Combate à pandemia

Prefeitos podem decretar lockdown em toda a região

Foto: Lula Helfer

Este seria o terceiro fim de semana de lockdown em Santa Cruz do Sul, mas prefeita decidiu não adotar o confinamento

Os prefeitos do Vale do Rio Pardo estudam decretar um lockdown regional neste fim de semana, possivelmente entre os dias 6 e 7 de março. Os chefes do Executivo têm discutido a possibilidade tendo em vista o aumento crescente dos casos de Covid-19 em toda a região, além das altas taxas de ocupação dos leitos de UTIs nos municípios, inclusive com superlotação.

LEIA MAIS: ‘UTIs estão lotadas como se fosse guerra’, diz coordenadora de Saúde

O assunto deverá ser debatido e uma decisão tomada nesta sexta-feira, 5. Uma reunião virtual dos prefeitos pode ocorrer nas próximas horas. Deverão participar os gestores das cidades que integram a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp). Debate-se que as restrições do lockdown podem, inclusive, ser mais rígidas do que as vistas em Santa Cruz do Sul no fim de semana passado.

Ainda é estudada pelo grupo a possibilidade de enviar a decisão ao Governo do Estado para que seja avaliado um eventual decreto estadual de lockdown, levando em conta as decisões regionais e expandindo as regras para as demais regiões do Rio Grande do Sul. Na manhã desta quinta-feira, o governador Eduardo Leite anunciou que a bandeira preta vai continuar no Estado ao longo da próxima semana.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Afinal, qual é a diferença entre lockdown e bandeira preta?

O que é lockdown

Lockdown é um termo em inglês que significa confinamento. A principal diferença entre as regras da bandeira preta e as do sistema de lockdown é que, no caso do confinamento, além das demais restrições para o funcionamento de estabelecimentos, há restrição de circulação de pessoas.

Ou seja, a população só pode sair de casa para situações essenciais, como idas ao supermercado ou à farmácia, abastecer o carro, buscar atendimento médico e se deslocar para o trabalho (no caso de trabalhadores que atuem em atividades autorizadas durante o lockdown).

Publicidade

Pessoas que estiverem em espaços públicos durante o período de lockdown podem ser abordadas pelos órgãos de segurança e serão orientadas a retornar para casa. O uso de máscara segue obrigatório em todos os locais públicos, abertos ou fechados, mas, mesmo de máscara, as pessoas não podem circular pela cidade a menos que estejam em busca de serviços essenciais.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.