Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CORONAVÍRUS

Lockdown regional começa às 20 horas desta sexta

Foto: Lula Helfer

Intenção é que as ruas e praças fiquem vazias para evitar a disseminação do coronavírus

Os prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) decidiram na quinta-feira, 4, pela implementação de um novo lockdown, desta vez regional, neste fim de semana. Conforme a nota emitida pela associação, a medida é necessária em razão do expressivo avanço da pandemia e da taxa de ocupação dos leitos de UTI nos hospitais da região, que chegou a 120%. Cada município, observando as suas particularidades, deve redigir um decreto com restrições próprias, destacando quais serão as restrições e a duração. Assim como ocorreu no último fim de semana, a circulação de pessoas sem necessidade estará proibida. As forças de segurança estarão autorizadas a abordar e mandar para casa quem estiver descumprindo as regras.

Em Santa Cruz do Sul, a prefeita Helena Hermany já determinou as regras que estarão em vigor. Conforme o decreto assinado por ela, o lockdown já vale a partir das 20 horas desta sexta-feira, 5, até as 5 horas da manhã de segunda-feira, 8, nos mesmos moldes do que ocorreu na semana passada.

LEIA MAIS: Prefeitura de Santa Cruz divulga regras do lockdown para o final de semana

O documento traz medidas mais severas para conter a circulação. Em relação aos hipermercados, supermercados, minimercados, açougues, padarias e outros estabelecimentos cuja atividade principal seja a venda de produtos alimentícios de primeira necessidade, o horário de funcionamento fica limitado às 20 horas e, no domingo, só poderão funcionar das 7 horas ao meio-dia, ficando fechados à tarde e à noite.

Publicidade

As regras para as farmácias também mudaram. No sábado elas podem funcionar sem restrição de horário, enquanto no domingo podem operar só por telentrega, pegue-e-leve e drive-thru. Restaurantes, lancherias e food-trucks seguem realizando apenas telentregas, e devem fechar às 22 horas, com mais 30 minutos de tolerância para encerrar as atividades.

LEIA MAIS: Amvarp decide por lockdown regional no final de semana

Os ônibus urbanos terão linhas com horário reduzido. A tabela pode ser conferida neste link. Já os táxis e aplicativos de transporte ficam limitados a dois passageiros coabitantes, e só podem levá-los para atividades essenciais. As demais atividades consideradas não essenciais devem permanecer fechadas.

É importante ressaltar que o lockdown refere-se principalmente à proibição de circulação das pessoas nas ruas sem necessidade. A adoção da medida não gera novo impacto no comércio e nas demais atividades econômicas consideradas não essenciais, pois estas, de qualquer forma, já estão impedidas de funcionar devido à bandeira preta, determinada pelo governador Eduardo Leite em 27 de fevereiro e que se mantém pelo menos até o domingo seguinte, 14 de março. Os prefeitos não têm a possibilidade de tornar menos rígidas as regras definidas pelo governador, sob risco de responderem a um processo por improbidade administrativa.

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.