Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

COMÉRCIO

Floriculturas de Santa Cruz apostam na telentrega no Dia da Mulher

Foto: Alencar da Rosa

Data celebrada nesta segunda-feira responde por 8 % das vendas de flores no Brasil

Fechadas para atendimento ao público em função da bandeira preta, as floriculturas inovam com pedidos pelas redes sociais e com telentrega de flores para o Dia da Mulher, comemorado nesta segunda-feira, 8 de março. De acordo com o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), a data representa 8% do faturamento anual do setor, que já vem sofrendo constantes prejuízos desde o início da pandemia.

A queda na receita, em 2020, foi de 90% e resultou em um deficit de R$ 1,360 bilhão. Segundo a proprietária da Floricultura Ecoflor, Angeli Ertel, a expectativa de vendas para a data é boa, apesar da bandeira preta e da situação atual da pandemia. “A Ecoflor é recente, tem menos de três meses de existência, mas trabalho há bastante tempo no ramo e me considero otimista, mesmo em meio a tudo que estamos passando.”

LEIA TAMBÉM: Setor de floricultura também sente os reflexos da crise do coronavírus

Publicidade

Para Angeli, o Dia da Mulher é a data ideal para presentear com flores, especialmente por conta do momento delicado. “Flores e plantas sempre trazem alegria e bem-estar para as pessoas. E como estamos mais em casa, elas nos trazem boas energias e vibrações. Para essa data especial, reforçamos nosso estoque e estamos preparados com opções produzidas com muito carinho porque afinal as mulheres merecem”, conta.

Com o estoque reforçado e opções que vão de plantas e objetos de decoração a arranjos, buquês e cestas, a floricultura que fica na subida para Linha João Alves está atendendo pelas redes sociais e pelo WhatsApp no número 99141 2223 e vai realizar telentrega dos pedidos, com todos os cuidados necessários.

LEIA TAMBÉM: Dia da Mulher: libertas dos rótulos

Publicidade

Angeli: atendimento por meio do WhatsApp foi alternativa para manter as atividades | Foto: Alencar da Rosa

No Sítio Pioneiro, empresa de produção e distribuição de flores e plantas naturais que existe há 22 anos em São José da Reserva, no interior de Santa Cruz do Sul, não há muitas flores preparadas para o Dia da Mulher. “Eu não faço muita produção para essa data, mas algumas opções estão totalmente frustradas, pois as lojas estão fechadas. Mas o prejuízo já está aí”, explica o empresário Ilário Keller.

No momento, o Sítio Pioneiro está atendendo apenas algumas lojas de supermercados. No ano passado, o negócio ainda estava normalizado durante o Dia da Mulher e enfrentou maior prejuízo no Dia das Mães. Em razão disso, o produtor já está apreensivo quanto ao desempenho das vendas em maio.

LEIA TAMBÉM: Venda de flores movimenta floriculturas durante o feriado

Publicidade

Keller: momento é delicado, mas esperança é que vendas voltem a crescer em maio | Foto: Banco de Imagens

“Para o Dia das Mães, fizemos o mesmo investimento ou até um pouco mais, mas já estamos preocupados. O nosso dia a dia também está muito complicado com o fechamento do comércio e a incerteza sobre o futuro, mas neste momento o importante é que as vidas sejam preservadas. Só a vacina pode melhorar isso”, disse.

LEIA TAMBÉM
Setor de flores aposta no Dia das Mães
O novo Dia das Mães: das estreantes e dos filhos a distância

Apelo a governadores e prefeitos

A direção do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) encaminhou ofícios aos governadores e prefeitos dos principais estados e cidades do País solicitando permissão do funcionamento das floriculturas nesta semana, pois muitos locais decretaram lockdown com o agravamento das contaminações pela Covid-19. Segundo a entidade, como os produtos são perecíveis, caso a abertura não seja permitida, a produção poderá ir para o lixo, como já aconteceu no início da pandemia.

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.