Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Comemoração

Programação online marca o Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, comemorado na próxima segunda-feira, terá este ano uma celebração diferente. Em razão da pandemia e dos protocolos da bandeira preta, as atividades presenciais foram canceladas e uma série de lives e vídeos está sendo preparada para marcar a data. Em Santa Cruz do Sul, após o cancelamento da 13ª Caminhada Rumo à Saúde, Beleza e Bem-Estar, promovida pela Di Larouffe e Espaço de Vie, a organização lançou o Ao Vivo no De Vie – Edição Especial Mês das Mulheres.

Ao longo de março, diversas lives serão produzidas por mulheres de diferentes áreas, com assuntos relacionados à saúde, bem-estar, autocuidado e autoconhecimento. A abertura da programação aconteceu na última segunda-feira, com Fátima Siqueira, que é cocriadora do Espaço de Vie, terapeuta reiki e idealizadora dos projetos online Jornada Despertar e Ao vivo no De Vie. As atividades se estendem até o dia 31, com transmissão sempre às 20 horas, nas redes sociais do Espaço de Vie (@ espacodevie).

De acordo com Fátima, a Caminhada Rumo à Saúde, Beleza e Bem-Estar, que surgiu em 2002, tem o intuito de incentivar a prática de exercícios físicos, promover a consciência de mais saúde e aproximar as mulheres. E, neste momento de isolamento social, é preciso mais do que nunca se reconectar e se ajudar. “Por muitos anos marcamos presença forte junto às mulheres do nosso município e de outros da região, incentivando o amor-próprio, o autocuidado, autoconhecimento, ensinando-as a reconhecer sua força interior, em busca de seus sonhos e seus objetivos. Neste ano atípico, em que foi preciso nos recolhermos das ruas, criamos a caminhada online com esse mesmo objetivo”, ressalta.

Publicidade

Fátima destaca que o mundo atual tem sido um desafio às mulheres, que assumem multipapéis e, muitas vezes, não sabem dizer não. “Elas acabam ficando sobrecarregadas e, devido às inúmeras tarefas, deixamse em último lugar. As mulheres precisam se dar conta da necessidade do tempo para cuidar da vida, sem abrir mão de cuidar de si em todos os aspectos”, comenta. “A principal dinâmica das lives será a interação. Trata-se de um espaço de trocas e reflexão para mantermos a energia que nos conecta, para que juntas despertemos a Deusa poderosa e a força cocriadora que mora dentro de cada uma nós”, afirma.

O evento, que dá voz a diversas mulheres, possibilitando uma ampla representatividade, conta com convidadas de diversas áreas que se encaixam e se completam em suas particularidades. “São pessoas que usarão sua multipotencialidade para contribuir com as outras. Assim como você, são mães, filhas, esposas, namoradas, donas de casa, tias, avós, estudantes, profissionais de carreira. E, nem por isso, deixaram de sonhar e também estão sempre em busca da suas essências verdadeiras, de suas autorrealizações, a fim de potencializar seus brilhos”, ressalta Fátima Siqueira. Todas as lives estão sendo realizadas no espaço Espaço De Vie. Durante as transmissões, haverá sorteio de brindes.

CRONOGRAMA DAS LIVES (ESPAÇO DE VIE)
9/3 – Roberta Souza Relações-públicas, mentora de negócios e estrategista digital com mais de 350 alunos entre seus cursos presenciais e online, orientados pela sua própria metodologia.
10/3 – Fabiana Piccinin Jornalista e professora do Curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Letras (mestrado e doutorado) da Unisc.
11/3 – Luciane Cappellari Dentista, treinadora de equipes e consultora em harmonização de ambientes pela técnica Feng Shui.
12/3 – Ramona Schoerpf Psicóloga especializada em Psicologia Clínica Junguiana e em Educação Biocêntrica, além de facilitadora em biodança.
15/3 – Claíse Maria Raddatz Médica e analista junguiana; especialista em terapia de casais e sexualidade humana.
16/3 – Silvia Silveira Terapeuta holística e pesquisadora nas áreas de espiritualidade e terapias alternativas e complementares há mais de 20 anos.
17/3 – Rose Klafke Smidt Esposa, mãe de três filhos e empresária.
19/3 – Fabiane Mendes Grudzinski Chef de cozinha e proprietária do Easy Food by Hilda G, loja de produtos do segmento gastronômico aberta em 2020, durante a pandemia. Com 47 anos, teve a ousadia de largar a carreira do Direito para ser empresária. Durante 13 anos, comandou o Hilda G Gastronomia, restaurante fechado em 2020. Nesse caminho, criou três filhos.
23/3 – Marícia Beatriz Simmianer Nutricionista integrativa, responsável técnica em escolinhas e ILPI; terapeuta integrativa e complementar; mestre em Reiki. Atende no Espaço De Vie e ministra cursos de Reiki e de harmonização de ambientes com técnicas energéticas. Em formação na Escola de Psicoterapia Reencarnacionista. Carmen Hagemann Massoterapeuta unissex; profissional das áreas da estética corporal, relaxante e terapêutica (torções e desportiva).
24/3 – Sandra Iepsen Casada, mãe de um menino, graduada em Engenharia de Produção; MBA em Administração e Gestão do Conhecimento; mestre em Sistemas e Processos Industriais; diretora do Instituto Eneagrama Santa Cruz do Sul. Atualmente atua no desenvolvimento de pessoas a partir do autoconhecimento.
25/3 – Michele Henn Waechter Casada, mãe de dois filhos, tem formação em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo (Unisc), pós- graduação em Comunicação Jornalística – Estudos e Estratégias (UCS), MBA em Planejamento e Gestão Estratégica (Facinter-Uninter) e MBA em Marketing Estratégico (FGV). Possui experiência de quase 20 anos na área de comunicação e marketing, 15 como colaboradora de uma empresa e quatro com empreendedora. É presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santa Cruz, tendo ocupado o cargo na gestão 2018-2019, sendo reeleita para 2020/2021.
26/3 – Camila Lersch Biomédica especialista em medicina ayurveda. Cresceu dentro da padaria dos avós, tomando leite condensado direto da latinha todos os dias e odiando comer vegetais. Porém, depois da morte da avó em razão de um câncer, repensou muito seu estilo de vida e começou a trilhar sua jornada na direção de uma vida mais saudável e mais consciente. Depois de uma transformação profunda, começou a ajudar outras pessoas que buscam trilhar esse mesmo caminho. Hoje ela oferece esse auxílio através do Eu Me Amo Eu Me Cuido Por Inteiro, um curso online que tem alunos espalhados por todo o Brasil e até no exterior.
30/3 – Fabiane Schwengber Dummer Servidora pública, artesã, consultora Di Larouffe, mãe, esposa e filha.
31/3 – Rosemari Hofmaister Professora e advogada, presidente da OAB/RS – Subseção de Santa Cruz do Sul – Gestão 2019-2021; integrante do Conselho Administrativo da OAB prev-RS.

LEIA MAIS: Dia da Mulher: libertas dos rótulos

Publicidade

Movimento Mulheres em Luta terá live domingo
O Movimento Mulheres em Luta (MML) de Santa Cruz do Sul realiza neste domingo uma live para marcar o Dia Internacional de Luta das Mulheres. Intitulada de A situação das mulheres trabalhadoras na pandemia, a atividade será realizada às 18 horas, com transmissão ao vivo pela página @MMLSantaCruzdoSul.

As participantes do evento são Vera Lúcia, da direção nacional do PSTU, e a professora Andrea Ortiz, que integra a CSP/Conlutas no Estado e a oposição à direção do Cpers. Na ocasião, serão debatidas questões relacionadas às mulheres trabalhadoras atingidas pela pandemia e a crise econômica e política em diferentes contextos: aumento do desemprego, precarização do trabalho, aumento da violência doméstica, dupla jornada de trabalho e cuidado de crianças, idosos ou pessoas doentes em suas famílias.

Mulheres Rurais
O 26º Encontro Regional das Mulheres Trabalhadoras Rurais, que aconteceria no dia 8 de março, no Recanto Itacolomy, em Passo do Sobrado, também foi cancelado. O evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher seria realizado no formato híbrido, com um número restrito de pessoas no presencial e transmitido ao vivo nas plataformas digitais da Regional Sindical do Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí. No entanto, segundo a coordenadora regional da Comissão de Trabalhadoras Rurais, Salete Faber, nesta semana foi decidido que será apenas uma atividade virtual.

Publicidade

“Diante do cenário dos últimos dias e seguindo os protocolos sanitários para evitar aglomerações, decidimos fazer um vídeo de homenagem pela passagem da data. Na ocasião, as representantes da comissão regional de mulheres trabalhadoras sindicais abordarão questões sobre o tema deste ano, que é o Protagonismo da mulher junto a agricultura familiar. O material que está sendo produzido será disponibilizado na segunda-feira, nas plataformas digitais”, salienta.

A mobilização, que a cada ano é realizada em um município diferente, costuma ter ampla e variada programação. No ano passado, Santa Cruz do Sul sediou a 25a edição. O evento, no Parque da Oktoberfest, reuniu cerca de 5 mil pessoas e teve apresentações artísticas, discussões sobre temas específicos e participação de agroindústrias com produtos alimentícios e artesanais, comandadas exclusivamente por mulheres, além de outras atrações.

LEIA MAIS: Floriculturas de Santa Cruz apostam na telentrega no Dia da Mulher

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.