Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Operação Lockdown

Forças de segurança pedem mais conscientização da população

Foto: Alencar da Rosa

Ações tiveram início na noite de sexta-feira. Operação foi encerrada na madrugada desta segunda

Ao avaliarem o resultado do lockdown do fim de semana, autoridades de saúde e segurança da região relataram que o trabalho de fiscalização foi intenso e, em alguns momentos, medidas enérgicas tiveram de ser tomadas para fazer cumprir as determinações dos decretos estaduais e municipais. Além disso, chamou atenção que a população ainda insistiu em descumprir as regras, mesmo com todas as campanhas de informação realizadas nas últimas semanas.

Segundo o secretário de Segurança, Transportes e Mobilidade Urbana de Santa Cruz do Sul, Everton Oltramari, o trabalho exigido da fiscalização ficou acima do esperado. Ao longo do sábado e ontem foram quase 800 pessoas abordadas pelos fiscais, incluindo o fechamento de um bingo e uma casa noturna, além da interrupção de uma partida de futebol. Oltramari chamou a atenção para o número de pessoas que circulavam pelas ruas sem necessidade, contrariando a legislação. Acerca disso, ele torna a pedir que as pessoas se conscientizem da situação atual da região frente à pandemia e respeitem as medidas de isolamento social para frear a disseminação do vírus.

LEIA MAIS: Guarda Municipal usa motocicletas e viaturas para dispersar pessoas nas ruas

Publicidade

Em Vera Cruz, conforme a secretária municipal de Saúde, Clair Tornquist, a fiscalização encontrou alguns estabelecimentos descumprindo as regras do decreto, em especial os bares. “Nós temos orientado sobre a valorização da vida, que é o bem maior. Nessa altura, cada um já precisa tomar consciência dos seus atos”, ressaltou. Ela lamenta que a Vigilância Sanitária do município tenha de investir seus recursos humanos e financeiros para coibir irregularidades, quando estes poderiam ser usados de outras formas para conter a pandemia.

O relato do coordenador da fiscalização em Venâncio Aires é semelhante. Segundo Gabriel Alves, novamente ocorreram flagrantes de descumprimento das regras no município, com a interrupção de uma celebração religiosa e até mesmo de uma festa em um conhecido ponto turístico. Segundo ele, a Prefeitura tem feito diversas campanhas de informação, de forma que a população não pode mais dizer que não conhece as regras vigentes. “Está faltando uma postura de cidadania, de cuidar do próximo.”

LEIA MAIS: ‘Acreditamos na responsabilidade dos santa-cruzenses’, diz secretário Everton Oltramari

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.