Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Imunização

Santa Cruz tem apenas aplicação de segundas doses da vacina contra a Covid-19

Foto: Rafaelly Machado

A procura pela vacina contra o coronavírus foi grande na última sexta-feira, 19, em Santa Cruz do Sul. Do lote de 3.440 doses que o município recebeu na semana passada, todas foram aplicadas em um único dia.

Enquanto novas doses não chegam e a imunização do grupo de maiores de 70 anos não é retomada, idosos e profissionais da saúde que estão no período de receber a segunda dose da CoronaVac podem procurar o drive-thru no bloco 31 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), junto ao Serviço Integrado de Saúde (SIS). A vacinação ocorre das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. O acesso é pelo portão principal, na Avenida Independência.


Devem tomar a segunda dose da CoronaVac aqueles que já completaram 28 dias de intervalo desde a primeira aplicação. É necessário levar documento de identidade com CPF e caderneta de vacinação que comprove a primeira imunização.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Distanciamento Controlado: veja como ficam os serviços com o novo decreto

Novas doses

Na tarde desta segunda-feira, 22, começam a ser distribuídas, às coordenadorias regionais de saúde (CRS), as 322.050 doses de vacinas contra o coronavírus enviadas sábado, 20, pelo Ministério da Saúde.

Em reunião virtual com gestores municipais, representados pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), realizada nesse domingo, 21, a Secretaria da Saúde (SES) definiu que as doses deverão ser aplicadas em 100% dos idosos de 70, 71 e 72 anos; 100% da população quilombola e em 34% das pessoas de 69 anos no Rio Grande do Sul.

Publicidade

LEIA MAIS: Mais 322 mil doses de vacina contra a Covid-19 chegam ao Estado neste sábado


“Até as 12 horas da próxima terça-feira, 23, todas as coordenarias regionais já estarão com as vacinas e eu peço celeridade dos municípios na aplicação, até com forças-tarefa, pois temos que correr para ampliar o número de pessoas vacinadas no Estado”, afirmou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

“O uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs), o isolamento social e as vacinas são as estratégias para proteger a população no enfrentamento à pandemia. Por isso, faço um chamamento especial aos gestores para imporem um ritmo acelerado à vacinação”, acrescentou.

Publicidade

O mais recente lote de vacinas recebido pelo Estado tem 285.800 doses de CoronaVac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, e 36.250 da Oxford/AstraZeneca, da Fundação Oswaldo Cruz.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.