Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Segunda edição

Repensar Educação incentiva crianças e adolescentes

O projeto Repensar Educação foi lançado na manhã dessa terça-feira, 23, por meio de um vídeo no perfil do Portal Gaz no Facebook. A iniciativa tem o objetivo de estimular a curiosidade na busca de informações e o potencial criativo de crianças e adolescentes. Os candidatos devem se inscrever no site do Repensar e serão selecionados por uma comissão avaliadora.

Em 2020, o projeto Repensar com o tema do meio ambiente foi de grande repercussão. Agora, a iniciativa convida crianças e jovens a compartilharem o seu entendimento sobre o mundo, valorizando a diversidade de opiniões, em um ambiente inclusivo e de respeito às diferenças. Assim, as ações vão desde a participação na construção editorial dos veículos da Gazeta Grupo de Comunicações até momentos de interação junto às escolas e à comunidade.


LEIA TAMBÉM: Paineiras economizam água para resistir à estiagem

Publicidade

Para o diretor-presidente da Gazeta, André Luís Jungblut, o projeto representa uma prioridade desde o início da Gazeta do Sul, há 76 anos. “Um jornal impresso, diário como o nosso, é um convite e um fomento à leitura. A importância da educação também é ressaltada em todas as demais mídias, como as rádios, o Portal Gaz, Gazeta da Serra e Editora Gazeta. Estamos dando um passo efetivo e definitivo no sentido de tornar o ensino, a qualificação, o aprimoramento e aprendizagem constante como temas em nossos conteúdos”, destacou.

De acordo com o diretor de Conteúdo, Romar Beling, a informação é essência nos veículos do Grupo Gazeta. “As plataformas são um convite à leitura, à reflexão, à se atualizar perante o mundo, em um contexto próximo ou mais distante. Nesse sentido, a educação é palavra-chave no nosso trabalho. A educação é algo inerente à nossa condição como grupo de comunicação”, enfatizou.

LEIA TAMBÉM: Florir faz bem ao coração: aposentado cultiva amor-perfeito há 51 anos

Publicidade

O secretário de Educação de Santa Cruz do Sul, João Miguel Wenzel, é apoiador da motivação pedagógica do projeto. “A pandemia nos deixou recados sobre a educação. A tecnologia foi incorporada à rotina das escolas e os estudantes tiveram a possibilidade de usar a internet como ferramenta para explorar o conhecimento. A evasão escolar nos preocupa pelo distanciamento que ficou. A educação deve ter uma política educacional acima de qualquer governo. No aspecto psicológico, precisamos ter uma flexibilidade mental para acompanhar as mudanças, como olhar coletivo e nos reconstruindo para melhor”, elencou.

Sobre os desafios da educação e a formação profissional, o superintendente regional do Sesi, Juliano Colombo, salientou estudos sobre efeitos da pandemia na educação. “Países como o nosso, que tinham níveis baixos de aprendizagem, tendem a piorar nos próximos anos. Nossos jovens vão perder o equivalente a mais de um ano de estudos como reflexo da pandemia. O ensino virtual já era tendência e a pandemia acelerou o processo. Contudo, as crianças precisam estar na escola, para conviver. Precisamos de uma escola do século XXI, que faça sentido os jovens. É um grande desafio a ser superado”, dissertou.

LEIA TAMBÉM: Saiba como economizar água com medidas simples

Publicidade

Como fazer a inscrição?

Os estudantes das escolas públicas e privadas do Vale do Rio Pardo poderão se inscrever a partir desta quarta-feira, 24, até o dia 9 de abril. Os detalhes estão no site repensar.gaz.com.br. O projeto ainda prevê uma versão compacta do Palco do Saber e um tour das escolas nas instalações da Gazeta.

A divulgação dos participantes será no dia 15 de abril. O projeto terá encerramento no dia 31 de dezembro. O conteúdo será construído juntamente com os profissionais da Gazeta de acordo com o tempo livre de cada um, conforme as respectivas atividades escolares.

LEIA TAMBÉM: FOTOS E VÍDEO: há 15 anos, ninguém toca na Reserva Particular do Patrimônio Natural

Publicidade

Assista ao vídeo de lançamento

Conheça cada uma das áreas do projeto

Minuto Repensar – Torne-se apresentador para um vídeo no Portal Gaz. A jornalista Naiara Beatriz Silveira fará a orientação. “Você sabe o que é um teleprompter? Como ele funciona? Esse será um dos truques que poderei ensinar sobre a apresentação no vídeo.”

Jovem Jornalista – Construa sua própria narrativa dos fatos nas editorias da Gazeta do Sul e Portal Gaz. O editor Pedro Garcia te levará para um mergulho nas pautas jornalísticas, com o processo de apuração, edição e redação de uma matéria. “Vamos descobrir juntos como podemos ajudar a sociedade, ajudar as pessoas, por meio da informação.”

Coluna Assinada – Compartilhe a sua opinião sobre assuntos de interesse comum. O diretor executivo e colunista da Gazeta do Sul, Ricardo Düren, colocará seu conhecimento e experiência à disposição. “Vamos aprender juntos a importância de uma boa opinião e os segredos para colocar as ideias no papel. Vamos fazer um texto para atrair o leitor.”

Publicidade


LEIA TAMBÉM: FOTOS: Gaia está protegida no rincão de Lutzenberger

Olhos do Mundo – Exercite a habilidade de traduzir notícias em imagens a partir do seu olhar. A fotógrafa Rafaelly Machado será a instrutora na sua tentativa de conseguir os melhores cliques. “Vou ensinar as configurações da câmera, sobre fotos em movimento e como é a rotina de fotógrafo na redação do jornal.”

No Ar! – Traga toda a sua paixão pelo rádio para as transmissões da Gazeta. O jornalista, repórter, locutor e apresentador Leandro Porto quer te conduzir a uma viagem no mundo do rádio. “Vou mostrar como é a dinâmica de atuação, a rotina de apuração, produção e edição das notícias que chegam ao público, além das técnicas de entrevista.”

Influencer – Ganhe muitos likes e comentários com o seu talento em vídeo. A jornalista e locutora Aline Silva vai te mostrar como bombar nas redes sociais. “Você gosta de fazer postagens e vídeos? Então o teu lugar é aqui com a gente. Vamos aprender juntos e mostrar muita coisa bacana.”

Chargista Mirim – Expresse a sua opinião crítica sobre as notícias em forma de ilustração. O chargista Fernando Barros vai revelar o processo para criar uma boa charge. “Vamos selecionar notícias relevantes e misturar com pitadas de humor e crítica social. Vai ser bem legal e esperamos por vocês.”

LEIA TAMBÉM: FOTOS: casal de aposentados mantém horta sustentável no Arroio Grande

Em Canto – É a sua vez de dar show, cantando ou tocando nas emissoras da Gazeta. O designer gráfico e músico Rodrigo Sperb vai dar dicas para você arrebentar. “Vamos trabalhar com melodia, harmonia e compasso. Te inscreve para a gente se encontrar na Gazeta.”

Ações externas

Tour das escolas
Visita guiada das escolas à Gazeta (presencial ou digital): Casa de Clientes, Comercial, Parque Gráfico, Rádios e Redação. Participação ao vivo na programação das rádios. A cada visita, o grupo irá ganhar uma sobrecapa especial, com a foto da turma, no dia da visita. A sobrecapa terá um QR Code para o download da capa. O anfitrião do tour será o gestor de Operações, Everson Ferreira.

Palco do Saber – versão pocket
Em 2021, a tradicional competição educacional das escolas da rede pública ganha um espaço especial no Repensar. Escolas selecionadas irão participar de um quiz. Haverá flashes ao vivo (móvel) na Rádio Gazeta FM 101,7 e também uma live nas redes sociais do Portal Gaz, além da distribuição de brindes. O comando da atração estará sob responsabilidade do gestor de Eventos da Gazeta, Edson Marques.


O Repensar Educação é uma iniciativa da Fundação Gazeta, com realização da Gazeta Grupo de Comunicações e patrocínios da Corsan e Governo do Estado. Todos os protocolos de saúde e segurança serão cumpridos em todas as frentes de trabalho do projeto.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: Gazeta e Sítio Eco Flores distribuem flores em Santa Cruz

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.