Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

RIO PARDO

Cerimônia do Lava Pés vai homenagear profissionais da saúde

Foto: Marília Nascimento

Igreja simboliza a história da colonização portuguesa na região do Vale do Rio Pardo

Mais um ano em que as tradicionais missas e celebrações da Semana Santa de Rio Pardo precisaram ser adaptadas por conta da pandemia do coronavírus. Mesmo assim, a programação está sendo executada de forma que, apesar do distanciamento social, os fiéis possam acompanhar. Uma parceria da Rádio Rio Pardo e da SPTV está levando as missas e procissões até o público através de transmissões em áudio e vídeo pelo Facebook.

Na noite desta quinta-feira, 1º, acontece a cerimônia do Lava Pés, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, a partir das 19 horas. Neste ano, segundo o padre Maurizan do Nascimento, a missa vai homenagear os profissionais que atuam na linha de frente de combate à Covid-19 no Município.


Doze pessoas da área da saúde vão representar os apóstolos na cerimônia que relembra o episódio em que Jesus lavou os pés dos discípulos e instituiu a eucaristia antes de celebrar a última ceia. “Será uma homenagem aos profissionais de saúde que colocaram as suas vidas à disposição para salvar outras vidas”, explica o pároco da Matriz. Logo após a missa, acontece o passeio com o Santíssimo Sacramento.

Publicidade

LEIA MAIS: Pandemia restringe celebrações da Semana Santa; veja programação

Na Sexta-feira da Paixão, a procissão do Senhor Morto, que tradicionalmente reúne milhares de fiéis de todos os cantos do Estado, foi adaptada para uma procissão motorizada. Às 15 horas acontece a Proclamação da Paixão e às 18 horas está marcada a saída do cortejo em frente à Igreja Matriz.

Padre Maurizan orienta os participantes, que devem estar nos carros, de máscara. Um caminhão vai levar o esquife com a imagem do Senhor Morto e a Nossa Senhora das Dores, passando pelas principais ruas da cidade. Ao fim, vai retornar para a frente da Igreja, onde será possível passar bem próximo às imagens, sem poder tocar.

Publicidade


Desta forma, segundo o padre, é possível manter mais uma das tradições rio-pardenses sem deixar os cuidados de lado. Em anos anteriores, no fim da procissão o Senhor Morto retorna para a Igreja, onde os devotos entram e tocam na imagem. “Desta vez, o esquife ficará no meio da rua para que os veículos possam passar bem perto para manter este momento de devoção.”, detalha.

Ainda dentro da programação, no Sábado de Aleluia acontece a Benção do Fogo Novo e a Proclamação da Páscoa, às 19 horas. E no domingo de Páscoa, a tradicional missa, às 9 horas.

Todas as missas serão realizadas sem a presença de público e serão transmitidas pelo Facebook da Rádio Rio Pardo (acesse aqui) e da SPTV, e também pelo 103,5 FM. A programação da Semana Santa é uma realização da Prefeitura de Rio Pardo e Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Grupos assistenciais se unem e promovem campanha de Páscoa

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.