SANTA CRUZ 07/04/2021 17h04

Prefeitura passa a divulgar boletim semanal de casos de dengue

Atualização desta quarta-feira registra 16 novos casos, na comparação com a terça. Total chega a 143, com dez hospitalizados

Santa Cruz do Sul tem nesta quarta-feira, 7, 143 casos confirmados de dengue. O dado está em um boletim que a Prefeitura passa a divulgar, atualizando semanalmente a situação da doença no município. Nessa terça-feira, Santa Cruz tinha 127 casos – portanto, houve 16 novas confirmações em cerca de 24 horas.

Dos infectados pela dengue atualmente, dez estão hospitalizados. Há, ainda, 15 pessoas com suspeita da doença e que aguardam resultados de exames.


A dengue é transmitida pelas fêmeas do mosquito Aedes aegypti. O principal meio de prevenção da doença é o controle da população do inseto. O Aedes se reproduz em água parada, mesmo em quantidades muito pequenas.

No próximo sábado, a Prefeitura de Santa Cruz realiza um grande mutirão, com objetivo de vistoriar cerca de 2,5 mil casas da área central da cidade, onde se concentra a maior parte dos casos de dengue, em busca de possíveis criadouros de mosquitos.

LEIA MAIS: Prefeitura fará mutirão contra o mosquito da dengue no sábado

Sintomas

O primeiro sintoma da dengue costuma ser a febre alta, entre 39 e 40 graus, que surge de forma repentina e, geralmente, dura entre dois e sete dias. Os pacientes também costumam apresentar dores de cabeça e no corpo, fraqueza e feridas na pele. Podem ocorrer, ainda, náusea e vômito.

LEIA TAMBÉM: Infestação: de onde apareceram tantos mosquitos?