Facilidade 07/04/2021 21h52

Prefeitura de Santa Cruz adota sistema informatizado para a Ouvidoria

Cidadãos que apresentarem denúncias, sugestões ou pedidos de serviços pelo site do município poderão acompanhar andamento da solicitação

Fazer um elogio ou sugestão em razão de algum atendimento prestado pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, solicitar uma troca de lâmpada, o conserto de um bueiro ou mesmo registrar uma denúncia, agora será mais fácil e mais rápido para os cidadãos. Com o propósito de aperfeiçoar os canais de relacionamento com a comunidade, através da Ouvidoria, um sistema de protocolo digital foi criado e já está em funcionamento no site oficial do município.

Somente no ano passado, mais de 8,3 mil demandas relacionadas a todas as áreas da Administração foram protocoladas. Desse montante, a maior parte foi feita via WhatsApp, o que não permitia ao demandante acompanhar o status da sua solicitação. Como todo o trabalho até então era feito de forma manual pelo setor, a resposta podia demorar até mais que o esperado.

Pelo sistema informatizado deve-se ganhar em agilidade. Em questão de segundos, após efetuado o protocolo no sistema, a pessoa receberá por e-mail uma mensagem com código, data e hora do registro e um link para acompanhamento.

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De acordo com o secretário municipal de Comunicação, Fábio Eduardo da Silva, a adoção da ferramenta vai aproximar ainda mais a comunidade do poder público porque deverá reduzir o tempo de espera do cidadão por uma resposta efetiva para a solução do seu problema. “Pelo modo manual se leva mais tempo, se tem muito mais trabalho e pouca praticidade. O sistema informatizado nos permite visualizar o conjunto e ter maior controle sobre o que nos é demandado pela população”, explicou.

Segundo o secretário, a modernização da Ouvidoria é uma das 33 metas estabelecidas para serem executadas dentro dos cem dias de governo e que está sendo cumprida. “A comunicação entre o poder público e a comunidade precisa funcionar a contento. É muito ruim quando o cidadão fica sem resposta ou não recebe o devido acolhimento para as suas demandas”, disse.

Ele destaca ainda, que a ferramenta foi criada e implementada sem gerar nenhum custo a mais para os cofres da prefeitura. “Tudo foi feito aqui dentro pelos nossos próprios servidores”, ressaltou.

Para a prefeita Helena Hermany, a modernização dos instrumentos de comunicação entre a prefeitura e a comunidade é uma necessidade dos tempos atuais. “A prefeitura existe para bem servir o cidadão, portanto temos que usar as ferramentas de tecnologia hoje disponíveis para aperfeiçoar esse relacionamento. Esses recursos chegam para conferir mais celeridade e transparência aos atos da administração e significam um salto de qualidade na prestação de serviços”, observou. 

Embora a ferramenta esteja disponível no site oficial do município para que o preenchimento do formulário seja feito pelo próprio autor da demanda, quem preferir também poderá seguir acessando a Ouvidoria pelos canais até então utilizados, como WhatsApp, e-mail e/ou presencialmente. No caso do WhatsApp e do e-mail, a pessoa será direcionada para o site através de um link.

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Como acessar o protocolo digital:

Entrar no site da Prefeitura de Santa Cruz do Sul e clicar na aba Cidadão. Ao abrir a tela Serviços para o Cidadão, ir na opção Atendimento ao cidadão, Pedido de Informação e Ouvidoria. Na tela Serviços ao Usuário estão as opções para protocolo de reclamação, sugestão, elogio, denúncia etc.

Também é possível entrar no site e ir na barra de botões azuis à direita da tela, descer o cursor pela barra de rolagem até encontrar o botão Caci – Central de Atendimento ao Cidadão, Ouvidoria e SIC. Ao clicar sobre ele aparece a tela Serviços ao Usuário, onde estão as opções para protocolo de reclamação, sugestão, elogio, denúncia etc.

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