Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Atendimento

Hospital Ana Nery retoma as cirurgias oncológicas

Foto: Alencar da Rosa

Depois de suspender diversos tipos de atendimentos e procedimentos em função da superlotação causada pela Covid-19 em março, o Hospital Ana Nery (HAN) começa a retomar as cirurgias para pacientes oncológicos. Esse retorno foi possível em função da redução do número de pessoas internadas com o coronavírus, tornando a situação da casa de saúde um pouco menos crítica, mas ainda distante de ser considerada confortável pelos gestores.

O diretor do HAN, Gilberto Gobbi, ressalta que a instituição é referência em oncologia, de maneira que as pessoas não podem aguardar os procedimentos por muito tempo. “Nós temos um grande volume nessa especialidade, e não temos como postergar esses atendimentos porque isso vai acabar prejudicando o paciente. Temos procurado atender de uma forma tranquila, sem afetar o restante do funcionamento do hospital”, explica.

LEIA TAMBÉM: Após ampliação, UTI Covid do Hospital Ana Nery está lotada novamente

Publicidade

Gobbi salienta que o HAN conseguiu adquirir junto a seus fornecedores uma quantidade significativa de anestésicos utilizados em procedimentos. “Isso nos permite retomar principalmente as cirurgias oncológicas, tanto as maiores quanto as menores, para que possamos dar vazão ao atendimento de todos os nossos clientes. Esse é o nosso grande objetivo, salvaguardar a vida de todos, e é isso que temos feito.” Em razão da grande demanda causada pela Covid-19, esses medicamentos estão escassos no mercado nacional, e sua aquisição tem sido um desafio aos hospitais brasileiros.

LEIA TAMBÉM: Hospital Ana Nery chega a 100% de ocupação nos leitos de Covid-19

Cenário imprevisível
Ao comentar sobre o planejamento do HAN e as projeções para o futuro, Gilberto Gobbi afirma que não é possível fazer previsões. Ele relata que no início da pandemia o hospital se preparou para um possível cenário de caos que acabou não ocorrendo em 2020. Contudo, em março de 2021 a situação esteve muito além de qualquer suposição. “Agora não temos feito planejamento de médio e longo prazo, são planejamentos curtos dentro do que conseguimos visualizar”, destaca. A direção da instituição permanece atenta aos números de novos casos e monitorando a procura por atendimento no pronto-atendimento, na UPA e no Hospitalzinho.

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.