Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Seca

FOTOS E VÍDEO: estiagem volta a preocupar e faz surgir bancos de areia no Rio Jacuí

Foto: Rafaelly Machado

Redução do nível do rio forma bancos de areia e já afeta a navegação

A paisagem do Rio Jacuí se alterou nos últimos dias. Bancos de areia começaram a aparecer e não há dificuldades para andar onde antes estava repleto de água. Nessa terça-feira, 21, o nível estava em 5,51 metros na jusante da Barragem do Anel de Dom Marco, sendo que o normal é 7 metros.

A dona de casa Silvia Mitereschi de Castro, de 59 anos, é moradora do balneário Porto Ferreira há 22 anos. Ela afirma que ainda não chegou aos 5,25 metros registrados em dezembro, mas acredita que pode reduzir mais caso a estiagem se prolongue neste mês. “Uma das piores foi em 2012, quando chegamos a registrar 4,70 metros”, relembra.

LEIA TAMBÉM: Estiagem histórica muda a paisagem no Rio Jacuí

Publicidade

No balneário Santa Vitória, é possível caminhar onde antes era repleto de água | Foto: Rafaelly Machado

No balneário Santa Vitória, o ferroviário aposentado Pedro Paulo Teixeira, de 66 anos, se impressionou com o nível baixo do Jacuí. Ele mora em Ramiz Galvão, mas está construindo uma casa na praia. “Nas cheias, a água ultrapassa a segunda rua. Agora, dá até para andar no leito do rio”, comenta. O empresário Rafael Rauber registrou em fotos e vídeos, no último sábado, o cenário de seca na localidade de Morceguinho. “É semelhante a março do ano passado, quando ficou só um filete de água no rio”, diz. Apenas embarcações menores, como botes e lanchas, conseguem navegar no trecho.

Para a agricultura, a estiagem exerce influência direta. De acordo com o técnico agrícola João Francisco da Silva Gomes, extensionista da Emater/RS-Ascar de Rio Pardo, algumas nascentes já estão secas e falta água para o consumo e para os animais. “As maiores perdas são no milho safrinha, plantado depois da colheita do fumo. Na pecuária, os produtores sem reservas de água estão sentindo o impacto. Por falta de umidade, a maioria está esperando a chuva para plantar as pastagens de inverno”, explica.

LEIA TAMBÉM: Situação de rios mostra os efeitos da estiagem na região

Publicidade

Bancos de areia tomaram conta da paisagem na localidade de Morceguinho | Foto: Rafael Rauber/Divulgação

Conforme o secretário de Desenvolvimento Rural, Ramiro Goulart Pereira Rêgo, mais de 80% das lavouras foram colhidas e a totalidade deve ser atingida até o fim do mês. A maior preocupação é com a demora para o plantio das pastagens. “O maior impacto será o atraso no desenvolvimento das pastagens. Não temos grandes problemas com falta de água para consumo dos animais. São pontuais.”

A navegação é outra atividade impactada. Para o empresário André Luis Rauber, da Rauber Minerais, a baixa no rio influencia na qualidade da areia extraída. Com a estiagem, nem todas as dragas estão em condições de operar. Um ponto que colabora com os problemas do serviço na região é a precariedade da Barragem de Amarópolis, em Santo Amaro, município de General Câmara, que não tem segurado a água por conta de avarias em comportas.

LEIA TAMBÉM: Estiagem faz produtor antecipar colheita da soja na região

Publicidade

LEIA MAIS: FOTOS: Seca revela bancos de areia do Rio Pardo

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.