Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

LEGISLATIVO

Vereador propõe que ensino presencial seja considerado essencial em Santa Cruz

Foto: Jacson Stülp/Câmara de Vereadores

O vereador Leonel Garibaldi, do Novo, protocolou nessa terça-feira, 20, o projeto de lei que reconhece os serviços educacionais, por meio da oferta de aulas presenciais em escolas públicas e privadas, como atividades essenciais para a população de Santa Cruz do Sul. A matéria é subscrita pelo vereador suplente Nilmar Piva Bortolotto.

Pelo projeto, o exercício das atividades presenciais não estará sujeito à suspensão ou interrupção, cabendo ao Poder Executivo estabelecer restrições, com as normas sanitárias e os protocolos a serem seguidos, inclusive quanto à ocupação máxima dos estabelecimentos.

As instituições de ensino deverão ofertar a possibilidade de educação a distância, cabendo aos pais ou responsáveis fazer a opção pela modalidade que acharem melhor. Caberá ao Poder Executivo identificar os professores, alunos e demais funcionários que pertençam aos grupos de risco, que estarão dispensados do comparecimento presencial nas unidades de educação, até que estejam vacinados, permanecendo com as atividades de forma remota.

Publicidade

LEIA MAIS: Leite reitera que retorno das aulas presenciais não depende de decisão dele

Garibaldi justifica que muito se tem pensado sobre a ressignificação do espaço da sala de aula no ambiente presencial e, agora, o impacto do confinamento na educação. “Esse é apenas mais um motivo para que as pessoas envolvidas reflitam sobre o papel do professor e do quanto é urgente revalorizar o espaço da sala de aula e o papel que os discentes desempenham nele durante o processo de ensino-aprendizagem”, cita.

Ele observa que a discussão relativa à volta às aulas presenciais acelera ao ponto que a maioria das cidades avança nos planos de reabertura. “Esse debate é pertinente e precisa vir à tona. A quarentena isolou os pais e os filhos da escola, apesar da experiência on-line. Sendo assim, o distanciamento fragmentou uma relação cotidiana, que faz parte da vida de todos os estudantes”, diz o vereador.

Publicidade

LEIA MAIS: Prefeita defende vacinação de professores antes da volta das aulas presenciais em Santa Cruz

Leonel Garibaldi destaca que as escolas passaram por uma reinvenção da noite para o dia. Os pais tiveram que se adaptar a uma nova rotina, em que passaram a gastar boa parte do dia gerenciando a educação dos filhos. “E os estudantes começaram a lidar não só com um novo ambiente de aprendizado, mas com uma nova ordem social, onde praticamente passaram a se relacionar fisicamente apenas com os familiares”.

Assim, segundo ele por causa de todo o déficit de aprendizado provocado pelo sistema, o ideal é que se possa retornar às aulas ainda no primeiro semestre de 2021. Embora o curto espaço de tempo, o retorno ainda pode ser realizado neste semestre.

Publicidade

LEIA MAIS: Sindicato propõe criação de bandeira própria para a educação

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.