Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Transferência

Governo avalia municipalização da Escola Estadual Guilherme Simonis

Foto: Alencar da Rosa

Escola localizada no Distrito de Boa Vista passará para a gestão municipal de “porteira fechada”, com toda a estrutura dentro

A Escola Estadual Guilherme Simonis deverá se chamar Escola Municipal de Ensino Fundamental Guilherme Simonis, mas esse processo ainda está em análise. Embora a prefeita Helena Hermany (PP) tenha assinado, em 22 de março, uma solicitação ao até então secretário estadual de Educação, Faisal Karam, pedindo os atos de mantença – termo formal para a transferência – para que o Município assuma a administração da escola, aproveite a estrutura e assim aumente a oferta de vagas na Educação Infantil, a documentação está sendo avaliada.

Segundo a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Santa Cruz do Sul, Betina Thomas, a expectativa é de que a liberação ocorra nos próximos dias, visto que os interesses do Estado e da Prefeitura são os mesmos.

LEIA MAIS: Prefeitura de Santa Cruz vai assumir escola em Boa Vista

No início de março, a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE) havia manifestado a possibilidade de desativar a escola, que está situada no Distrito de Boa Vista, e encaminhar os alunos para outros educandários, alguns a mais de 20 quilômetros de casa. Com 137 anos de atividades, a Guilherme Simonis chegou a ter aproximadamente 300 estudantes, mas hoje conta com apenas 29, que estão em turmas multisseriadas (turmas que contemplam diversas idades do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental).

Publicidade

Desde que o ano letivo teve início, no dia 8 de março, os estudantes estavam sem receber nenhum tipo de conteúdo didático – nem pelo ensino remoto, nem no formato impresso para ser retirado no colégio. No entanto, assim que a Prefeitura de Santa Cruz do Sul assinou a solicitação para ser mantenedora da escola, os materiais começaram a ser produzidos por professores. Esses conteúdos são entregues para os alunos na secretaria da Guilherme Simonis. Além disso, uma diretora a serviço do Município já está em processo de transição.

“A escola ainda é do Estado, toda a regulamentação e trâmites são estaduais. No entanto, a metodologia de ensino, os trabalhos enviados aos alunos e toda a parte pedagógica já são do Município. Acredito que logo deve acontecer a transferência, até porque é do interesse do Estado que a Prefeitura assuma, embora seja a primeira vez que ocorra essa transferência em Santa Cruz. Na região, já tivemos casos de troca de mantença em Rio Pardo, Candelária, Encruzilhada do Sul e Sobradinho”, esclareceu Betina.

LEIA TAMBÉM: Cândido Pritsch: a escola dos prefeitos de Vera Cruz

Publicidade

Segundo a coordenadora de Educação, para este ano, as regras continuarão as mesmas que já vinham sendo aplicadas, com turmas multisseriadas e a extinção das turmas do 1º e 2º ano. “Um dos itens do documento é de que no primeiro ano se mantenha os professores do Estado e as mesmas normas. Como a escola iniciou este ano sendo estadual, nós devemos cumprir o calendário de 200 dias letivos. O governo do Estado autorizou apenas a abertura de turmas do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Mas, para o próximo ano, projetamos turmas a partir da pré-escola”, salientou Betina.

Os alunos que utilizam ônibus e estudam em escolas que ficam mais longe das suas residências podem pedir a sua transferência para a Guilherme Simonis.

Situação pegou a comunidade de surpresa
Em março deste ano, a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE) teria manifestado interesse em suspender as atividades na Escola Estadual Guilherme Simonis. A informação, que pegou a comunidade escolar e os pais de surpresa, veio à tona no dia 9 em uma reunião entre a direção, CPM, 6ª CRE e Secretaria Municipal de Educação, que tratou sobre o destino do educandário e de seus alunos.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Vazias, escolas de Santa Cruz enfrentam realidades distintas

Uma das possibilidades apontadas seria a transferência dos estudantes para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Felix Hoppe, em Linha Nova, distante mais de 20 quilômetros da comunidade onde vivem. A outra seria a municipalização da Guilherme Simonis, já que a Prefeitura demonstrou interesse em assumir o prédio.

A 6ª CRE havia encaminhado uma mensagem de áudio aos pais e responsáveis pelos alunos. Nela, o coordenador Luiz Ricardo Pinho de Moura expôs a possibilidade de cessar as atividades na estrutura. Inconformadas, as famílias e a direção da Guilherme Simonis procuraram o vereador Alberto João Heck (PT). Ele entrou em defesa da manutenção da escola centenária e levou o caso para discussão na Câmara de Vereadores.

Juntamente com o vereador Jair Eich (PP), Heck solicitou uma conversação com a prefeita Helena Hermany, em que se discutiu a possibilidade de o Município assumir a gestão. Assim, com apoio dos vereadores, o poder público mostrou-se sensível à demanda e o documento foi encaminhado ao governo do Estado. Entre as figuras ilustres que foram alfabetizadas na Guilherme Simonis estão o bispo dom Alberto Etges, o ex-prefeito Arno Frantz e a artista plástica Regina Simonis.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: OMS alerta que volta às aulas só pode ocorrer com rastreamento de contatos

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.