Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DIA DO TRABALHO

Confira como ficam os serviços no feriado

Foto: Rafaelly Machado/Banco de Imagens

Os supermercados estão autorizados a abrir no feriado

Sábado é Dia do Trabalho. No Brasil, é feriado desde 1924, por decreto do presidente Arthur Bernardes. Porém, a data ganhou mais relevância durante os governos de Getúlio Vargas. Na época, o 1º de maio era dia para divulgação de leis e benefícios trabalhistas. Em Santa Cruz do Sul, o primeiro sindicato para representar trabalhadores surgiu em 1936, com os metalúrgicos.

Por causa da data especial, conforme o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sindigêneros), os supermercados e hipermercados não abrirão neste sábado. Minimercados, armazéns e similares funcionarão só com mão de obra familiar. As lojas também não estarão abertas.

O shopping Santa Cruz estará aberto das 11 às 22 horas. O shopping Germânia terá funcionamento das 9 às 19 horas. A RGE vai trabalhar em regime de plantão. Clientes com problemas poderão acessar o aplicativo, o site, enviar SMS com o seu código (presente na fatura de energia) para o número 27350 ou ligar para a Central de Atendimento (0800 9700900). A Corsan faz plantão pelo 0800 6466444. Outra opção é baixar o aplicativo da Corsan no celular.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Trabalho ou Trabalhador?

Os ônibus circularão nos horários de domingo e feriados. A tabela completa do Consórcio TCS pode ser conferida no link bit.ly/3aJOp3p. O estacionamento rotativo Rapidinho não opera. Bancos, cooperativas de crédito, pague-contas, lotéricas e correios não abrirão. Boletos com vencimento no sábado poderão ser quitados via aplicativo ou na segunda-feira.

Saiba mais

Feitas rurais:
a Secretaria de Agricultura (Seagri) informa que as feiras rurais do município irão funcionar normalmente. O horário é das 6 às 12 horas nas feiras da Oktoberfest, Arroio Grande, Senai, Esmeralda e Independência; e das 7 às 12 horas na Feira Orgânica do Bairro Santo Inácio.

Publicidade

Serviços de saúde: na área da saúde estarão funcionando os plantões da Vigilância Sanitária/Fiscalização, Pronto Atendimento do Hospital Santa Cruz, Hospitalzinho, Cemai, Setor de Transportes, Samu, UPA do Esmeralda, Ambulatório de Campanha e Caps AD.

Recolhimento de lixo: o recolhimento de lixo pela Conesul será normal. Já a coleta de materiais recicláveis pela Coomcat não ocorre aos sábados.

Emergências: Guarda Municipal e Defesa Civil podem ser acionadas pelo 153, enquanto o Samu deve ser chamado pelo telefone 192.

Publicidade

Outros: Abrigo e Albergue atendem em horário normal. Conselho Tutelar e Escritório da Mulher irão funcionar em regime de plantão.

LEIA TAMBÉM: Das origens do Dia do Trabalho

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.