Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Projeto Repensar

FOTOS: Casa Vivá está pronta para uso pelos estudantes

Foto: Rafaelly Machado

A diretora Isabel Cristina Rabuske e a vice Juliana Breunig abrem as portas do novo ambiente Vivá para a estreia neste ano letivo

Na retomada das aulas presenciais, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Vidal de Negreiros, na localidade de Arroio do Couto, no interior de Santa Cruz do Sul, terá uma novidade para os alunos. A Casa Vivá está totalmente concluída e será um espaço para que alunos e professores possam interagir em um ambiente democrático e integrado à natureza.

O projeto nasceu em 2019, após a diretora Isabel Cristina Rabuske e a vice Juliana Breunig conhecerem a Cidade Escola Ayni, em Guaporé, totalmente sustentável. A estrutura do espaço é feita com 70 chapas geométricas produzidas com 1,2 mil caixinhas de leite.

O método de construção é chamado de Good Karma. São formados triângulos por meio do encaixe na madeira, sem necessidade de outros recursos. Por ser em local úmido, foi necessário criar uma base com hiperadobe, feito com areia ensacada e empilhada, revestida em cimento.

Publicidade

LEIA TAMBÉM:
Projeto Repensar: professor aposentado mantém horta e pomar no Centro; veja fotos
Estudantes do campo: a reinvenção do ensino durante a pandemia

O investimento foi de R$ 50 mil, com recursos do Município via Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Social do Sicredi, e ainda com contribuições do Círculo de Pais e Mestres (CPM). O objetivo da Casa Vivá é promover a reflexão sobre a vida de cada um e o mundo em volta.

“Vai ser um espaço de convivência, onde todos estarão conectados de forma harmoniosa, como o espaço circular propõe, totalmente equilibrado”, destaca Juliana. A proposta contempla as dez competências gerais propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que visam a educar o ser humano de forma integral.

Publicidade

LEIA TAMBÉM:
Projeto Repensar: contação de histórias incentiva a criatividade e a imaginação
Conheça os selecionados no Projeto Repensar Educação

O próximo passo é equipar o ambiente com almofadas e colchonetes. O professor Alcides Winkelmann, responsável pela horta da escola, vai contribuir com a jardinagem. “Poderemos utilizar a Casa Vivá para diversas atividades, como música, dança, teatro, meditação e contação de histórias. Até mesmo para jornadas pedagógicas”, ressaltou Isabel. Vivá significa “forte como a natureza” na linguagem indígena.

Escola repaginada para o retorno

A equipe diretiva organizou a escola para o retorno das aulas presenciais. As salas foram adaptadas com o distanciamento correto entre as mesas para evitar o contato entre os alunos. Todas as salas contam com tubos de álcool em gel.

Os bancos receberam pinturas, assim como os brinquedos no playground da escola. A grama foi aparada, e as rosas vermelhas dão um tom especial ao lado da horta. “Estamos ansiosos pelo retorno das aulas. A expectativa era muito grande para a retomada do modelo presencial”, disse a diretora.

Publicidade

LEIA MAIS: FOTOS: novo espaço da Emef Vidal de Negreiros atrai a atenção dos estudantes

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.