Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Covid-19

Vacinação é ampliada para novo grupo nesta segunda

Foto: Luiz Fernando Bertuol SECOM

A aplicação das primeiras doses das vacinas contra a Covid-19 será ampliada a partir desta segunda-feira, 3, em Santa Cruz do Sul. No sábado, o município recebeu um novo lote com 2,3 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, que será utilizado inteiramente para novas imunizações. Além de concluir a faixa etária de 60 anos ou mais, a remessa também possibilita a ampliação para o grupo de pessoas com comorbidades, que serão vacinadas de forma gradual a partir desta segunda.

Com a inclusão do novo grupo prioritário, foi preciso mudar também as formas de acesso. Se antes as vacinas ficavam concentradas em diferentes pontos do Parque da Oktoberfest e podiam ser aplicadas em pedestres ou por meio de drive-thru, agora isso não será mais possível.

LEIA MAIS: Região recebe mais de 10 mil doses de vacina contra a Covid-19

Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9 na sexta-feira, a secretária municipal de Saúde, Daniela Dumke, explicou que será necessário fazer um tipo de triagem para verificar se a pessoa se encaixa nos critérios para receber a imunização. Daniela também adiantou que esse processo deve aumentar muito o tempo para que cada vacina seja aplicada, em função da análise que os profissionais de saúde terão de fazer da documentação e também da condição de cada pessoa. Segundo a secretária de Saúde, o tempo médio estimado é de meia hora. Ainda que seja somente uma estimativa, quem procurar os postos de saúde a partir desta segunda-feira deve ter ciência de que pode haver filas e demora.

Publicidade

Essas novas exigências fizeram a secretaria municipal da Saúde (Sesa) ampliar a oferta de vacinas para 27 Estratégias de Saúde da Família (ESF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) da área urbana e do interior, com o objetivo de facilitar o acesso e otimizar o atendimento. A partir desta segunda, pessoas com 59 anos e comorbidades podem procurar algum desses pontos para receber a primeira dose da vacina. Terça-feira, 4, será a vez das pessoas com 58 anos e comorbidades; quarta-feira, 5, 57 anos e comorbidades; quinta-feira, 6, 56 anos e comorbidades; e sexta-feira, 7, 55 anos e comorbidades.

LEIA MAIS: Santa Cruz inicia vacinação de pessoas com comorbidades na segunda-feira

Além delas, estão inclusas também gestantes e puérperas com 18 anos ou mais e comorbidades; pessoas com síndrome de down maiores de 18 anos; e pessoas com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC) cuja lista está disponível nos locais. Pessoas com 60 anos ou mais que ainda não foram vacinadas também estão inclusas.

Entenda
O Ministério da Saúde dividiu em duas fases a vacinação das pessoas com comorbidades. Na fase 1, que inicia hoje na região, estão inclusas pessoas de 55 a 59 anos com comorbidades; gestantes e puérperas com 18 anos ou mais e comorbidades; pessoas com síndrome de down com 18 anos ou mais; e pessoas com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos. Na fase 2 estarão inclusas gestantes e puérperas independente de comorbidade – divididas por idade, e pessoas com 22 tipos de comorbidades. Após completar o grupo dos 55 a 59 anos, a faixa etária será reduzida para 50 a 54 anos, depois 45 a 49 anos e assim sucessivamente, até chegar aos 18 anos.

Publicidade

LEIA MAIS: Região amplia grupos prioritários; confira a lista de comorbidades

Confira a quantidade de doses disponíveis em cada ponto de vacinação:

Unidade – Total de Doses
CEMAI – 325
ESF Alto Paredão – 170
ESF Arroio Grande I e II – 250
ESF Boa Vista – 50
ESF Bom Jesus – 15
ESF Cohab Renascença – 65
ESF Cristal – 250
ESF Dr. Pedro Eggler – 150
ESF Esmeralda I – 250
ESF Faxinal – 65
ESF Gaspar Bartholomay – 85
ESF Glória Imigrante – 55
ESF Linha Sta. Cruz I e II – 100
ESF Margarida Aurora – 200
ESF Menino Deus – 180
ESF Monte Alverne I – 65
ESF Pedreira – 80
ESF Pinheiral – 45
ESF Progresso – 85
ESF Rauber Carlota – 120
ESF Rio Pardinho – 160
ESF Senai – 200
UBS Avenida – 250
UBS Belvedere – 50
UBS Farroupilha – 25
UBS Jacob Schmidt – 100
UBS Verena – 25

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.