Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

COVID-19

Doses da Coronavac esgotam e segundas aplicações são novamente suspensas

Foto: Rafaelly Machado

A aplicação de segundas doses da vacina contra a Covid-19 Coronavac (Sinovac/Butantan) foi retomada na manhã desta quarta-feira em Santa Cruz do Sul. Porém, como havia apenas 330 unidades do imunizante, elas esgotaram já no início da tarde. Com isso, a aplicação complementar desta vacina, que deve ser feita 28 dias após a primeira dose, foi novamente suspensa, até que cheguem novos lotes.

Segundas doses da Covishield (Oxford/Astrazeneca/Fiocruz) seguem sendo oferecidas no campus da Universidade de Santa Cruz do Sul, de segunda a sexta-feira. Neste caso, o intervalo entre as administrações é de 12 semanas.

LEIA MAIS: Santa Cruz confirma mais um óbito por Covid-19

Publicidade

10,5% da população está imunizada

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul divulgou atualização dos números de vacinados no município. Até as 12 horas desta quarta-feira, 13.854 pessoas receberam as duas doses de alguma das vacinas contra a Covid-19. O número representa 10,5% da população com a imunização completa.

O total de moradores de Santa Cruz que receberam pelo menos uma dose chega a 30.409, ou 23,1% da população. Nesta quarta, até o meio-dia, 369 pessoas buscaram a primeira aplicação, enquanto 88 fizeram a dose complementar.

Primeiras doses da Covishield

As primeiras doses para idosos e pessoas com comorbidades seguem sendo aplicadas nos postos de saúde do município. Neste caso, há apenas a vacina Covishield. As unidades de saúde da zona urbana funcionam das 8 horas às 11h30 e das 13 horas às 16h30. No interior, os postos atendem entre 8 horas e 11h30 e das 13 às 16 horas.

Publicidade

LEIA MAIS: Veja quais comorbidades darão direito à vacinação contra a Covid-19

Quem pode receber primeira dose

  • pessoas com 60 anos ou mais;
  • gestantes e puérperas com comorbidades, maiores de 18 anos;
  • pessoas com Síndrome de Down, maiores de 18 anos;
  • pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação continuada (BPC) de 55 a 59 anos de idade (essas deverão constar em listagem que estará presente nos postos de saúde);
  • pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal, acima de 18 anos (presentes em listagem nominal que está nas unidades);
  • trabalhadores das forças de segurança e salvamento (presentes em listagem nominal que está no ponto de vacinação ao lado do Cemai);
  • pessoas com comorbidades (de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra Covid-19) de 57 a 59 anos.


LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.