Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SAÚDE

Ambulatório de Campanha ficará fechado a partir de segunda-feira

Foto: Luiz Fernando Bertuol SECOM

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), de Santa Cruz do Sul, informa que o Ambulatório de Campanha, que funciona junto ao Ginásio Poliesportivo e que foi implantado para atender pessoas com suspeita de Covid-19, estará de portas abertas até as 19 horas deste domingo, dia 9. Depois disso o serviço será fechado e só deverá reabrir caso haja necessidade, em razão de um aumento na demanda.

A medida foi tomada por causa da queda na busca por atendimento no local, mas poderá ser revista caso o cenário venha a se alterar, segundo a diretora de Ações Especializadas em Saúde, Caren Picasso. Ela esclarece que o setor de epidemiologia divulga relatórios semanais acerca do panorama da Covid-19 no município e é com base nesses dados técnicos que o serviço está sendo suspenso momentaneamente.

“Temos constatado a redução na procura e a demanda que temos hoje pode tranquilamente ser absorvida na nossa rede de atenção básica e também nas três portas de entrada de urgência e emergência, o Pronto Atendimento, a UPA e o Hospitalzinho”, explicou Caren.

Publicidade

LEIA MAIS: Santa Cruz tem uma morte por Covid-19 em 24 horas

Quanto ao receio da população por uma possível falta de atendimento para pessoas que venham a se infectar, ela afirma que não há com o que se preocupar. “A estrutura não será desmontada, ela será mantida no local e vai permanecer fechada, mas caso haja necessidade retomaremos o atendimento no ambulatório”, assegura.

Em contrapartida à suspensão das atividades no Ambulatório de Campanha, a rede de atenção básica vai ganhar reforço com a realocação dos profissionais – médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem – que atuavam no local para os postos de saúde. Mais médicos foram contratados para potencializar a assistência aos usuários.

Publicidade

LEIA MAIS: Situação dos hospitais segue melhorando na região

“A população pode ficar tranquila, o fechamento do ambulatório não é definitivo. Estamos fazendo o controle epidemiológico e avaliando os dados que chegam. Isso faz parte da nossa rotina, portanto estamos atentos a quaisquer mudanças para a tomada de decisões, disse diretora de Ações Especializadas em Saúde.

Caren Picasso ressalta ainda a importância da manutenção dos cuidados por parte da populaçãoi, utilizando máscaras, lavando as mãos, usando álcool gel e mantendo distanciamento social. “Não podemos nos descuidar e dar oportunidade de uma nova onda de surto de Covid”.

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.