Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Imunizantes

Região recebe 1,9 mil doses da Coronavac para segunda aplicação

Foto: Rafaelly Machado

Esperadas com muita ansiedade por quem já está no período de segunda aplicação do imunizante, novas doses da Coronavac, a vacina da Sinovac, chegam ao Vale do Rio Pardo nesta segunda-feira, 10. Segundo a coordenadora adjunta da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Aline Lima, a remessa para a regional é de 1.930 doses.

Conforme a coordenadora, no entanto, a quantia de doses ainda é menor do que a demanda. “É pouco, mas estão vindo mais lotes. Santa Cruz vai ser contemplada com 690 doses, justamente para aquele grupo que ficou para trás, dos dias 23 e 25 de março, pessoal que está com cerca de 35, 40 dias de atraso”, disse em entrevista à Rádio Gazeta.

LEIA TAMBÉM: Infectados pelo coronavírus já somam mais de um milhão no Estado

Publicidade

O intervalo recomendado entre a primeira e a segunda dose da Coronavac é de 28 dias. Aline explicou que sempre que um novo lote de vacinas chega, já há uma definição por parte do Estado de quem terá prioridade para se vacinar. “A Secretaria de Saúde estima um número e a idade das pessoas. A gente fala por remessas”, explicou.

“Em Santa Cruz, ficaram [sem aplicação da segunda dose] pessoas [que receberam a primeira aplicação] no dia 23 de março, de 70 a 74 anos, uma estimativa de 110 pessoas. Temos um sistema que indica direitinho quantas pessoas foram vacinadas e quantas faltam”, disse. “Do grupo do dia 25 de março, de 65 a 69 anos, é o lote maior, que veio 570 doses, do exemplo de Santa Cruz. Existe o número bem certinho do que está faltando, dos dois dias.”

LEIA TAMBÉM: Remessa da Coronavac cobre menos de 10% dos atrasados para a 2ª dose na região

Publicidade

Na região de abrangência da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, há uma demanda reprimida de 22.631 pessoas que aguardam a chegada de imunizantes para a aplicação da segunda dose. Dessas, 20.857 pessoas esperam pela Coronavac. A coordenadora adjunta da regional explicou ainda que a tendência é que novas remessas sejam direcionadas para completar o esquema vacinal.

“Para nós veio só D2 (sigla utilizada para identificar segundas doses) de Coronavac, mas, em um todo, veio Astrazeneca para outros municípios e Pfizer, destinada só para Porto Alegre. Todo esse quantitativo, tirando a Pfizer, veio só para segundas doses. Por um bom tempo vai ser assim. Claro que tem os grupos das comorbidades, e isso vem sendo atingido, mas por enquanto veio só segundas doses para estes grupos que estão faltando”.

LEIA TAMBÉM: Pessoas com 40 anos ou mais com comorbidades serão vacinadas a partir desta segunda

Publicidade

Aline Lima destacou, na entrevista à Rádio Gazeta, que a previsão é contemplar o grupo de pessoas com comorbidades com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 ainda neste mês. “Existe um plano nacional de imunizações que define os grupos prioritários, que são 27. A gente parou nas pessoas com deficiências graves e com comorbidades. Dentro das comorbidades, existem 22. Então a gente tem que atingir 100% dessas 22 comorbidades, para depois seguir com os outros grupos prioritários. A gente acredita que até o fim de maio as primeiras doses de todas as [pessoas com] comorbidades já estejam aplicadas”, ressaltou.

Após contemplar todo o grupo de pessoas com comorbidades, a sequência da vacinação deverá seguir, portanto, com grupos prioritários. “Tem ainda as pessoas em situação de rua, população privada de liberdade, funcionários dos presídios, professores… Tem uma leva de gente ainda”, exemplificou Aline.

LEIA TAMBÉM: Pfizer cobra R$ 1 bilhão mais caro por novas doses de vacina

Publicidade

Na avaliação da coordenadora adjunta da regional, apesar do atraso com a Coronavac, a campanha está andando com ritmo satisfatório. “Tirando o atraso das segundas doses da Coronavac, o ritmo está ótimo. Até em nível do Rio Grande do Sul, viemos disparados por três semanas em primeiro lugar na vacinação. Teve esse problema das segundas doses da Coronavac, mas está se estabilizando. O Ministério da Saúde já sinalizou até o dia 14 mais 5 milhões de doses, e destas o Rio Grande do Sul será contemplado com 346 mil. Ainda faltando 40 mil para contemplar estes ciclos que ficaram para trás.”

De acordo com Aline, na região de abrangência da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde são cerca de 300 mil moradores. Deste número, 75,7 mil pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Veja a distribuição das doses por município

Gramado Xavier – 20
Herveiras – 20
Mato Leitão – 30
Pantano Grande – 50
Passo do Sobrado – 40
Rio Pardo – 220
Santa Cruz do Sul – 690
Sinimbu – 60
Vale do Sol – 70
Vale Verde – 20
Venâncio Aires – 390
Vera Cruz – 140

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.