Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

COMUNICAÇÃO

Campanha em várias plataformas vai salientar os 25 anos da Editora Gazeta

Uma campanha de ampla exposição de marca a ser desencadeada neste final de semana vai salientar os 25 anos da Editora Gazeta, unidade da Gazeta Grupo de Comunicações, que transcorrem em 2021. Além da exibição de peças publicitárias, com planejamento global da Agência Guideline, e de conteúdos alusivos à data em todas as plataformas da Gazeta, da Gazeta do Sul ao Portal Gaz, às rádios e aos próprios ambientes da Editora, o plano envolve a realização de entrevistas com lideranças regionais, estaduais e nacionais que no último quarto de século interagiram com a equipe de profissionais da empresa.

Ao mesmo tempo, a editora estabelecerá uma série de ações junto a seus tradicionais parceiros, em especial os do agronegócio, como forma de fortalecer seu vínculo com esses setores. A Editora Gazeta iniciou sua atuação em 1997, naquele momento com a elaboração, pioneira, do Anuário Brasileiro do Tabaco, com forte repercussão regional, diante da inserção na principal cadeia produtiva e industrial do Vale do Rio Pardo, e uma das mais relevantes do Estado.

LEIA TAMBÉM: Editora Gazeta prepara lançamento de mais três anuários de agronegócio

Publicidade

Estabelecia-se ali o formato de uma nova publicação para divulgação do perfil de um setor produtivo, com textos bilíngues, em português e inglês, contemplando todos os elos do segmento, e viabilizando a distribuição internacional. Nos anos seguintes, nas sucessivas edições, o anuário foi agregando as inovações que iam surgindo, de maneira a migrar do formato impresso também para o universo digital, com o advento da internet.

Além disso, aquela primeira experiência, com o Anuário Brasileiro do Tabaco, foi sendo gradativamente levada para novos segmentos do agronegócio, a ponto de, em 2010, a Editora Gazeta já contar com mais de 20 anuários distintos, de culturas como arroz, soja, milho, algodão, café, cana-de-açúcar, fruticultura, hortaliças, aves e suínos, pecuária de corte e de leite, silvicultura, entre outros, além da Revista AgroBrasil. E à medida em que contemplava novos setores, a marca da Gazeta se expandia para todo o Brasil, granjeava o respeito dos segmentos, e também ganhava o mundo.

Em paralelo, à medida em que a inserção da editora se firmava em todo o País, novos nichos e produtos foram surgindo, como publicações nas áreas de arquitetura, carvão mineral, turismo, divulgação de potenciais de regiões e municípios, e literatura. Neste terreno, com mais de 100 livros editados em seu catálogo, dos mais variados gêneros, uma obra da Editora Gazeta inclusive foi agraciada com o Prêmio Açorianos de Melhor Livro do Ano, o mais relevante em âmbito de Rio Grande do Sul. E, em parceria com entidades e instituições, a editora passou a atuar em Santa Catarina, na Bahia, no Mato Grosso, no Rio Grande do Norte e no Pará, com publicações específicas.

Publicidade

LEIA TAMBÉM
Editora Gazeta lança o Anuário Brasileiro do Arroz 2020
Editora Gazeta lança Anuário Brasileiro da Soja 2020

Uma unidade que projetou a empresa no País e no mundo

O diretor presidente da Gazeta Grupo de Comunicações, André Luís Jungblut, refere que a Editora Gazeta representou o ingresso da empresa, que até então atuava com jornal impresso e o pool de rádios, em um novo nicho, o de revistas e de publicações de cunho editorial diferenciado. “A Editora nos abriu as portas, na reta final do século 20, para periódicos e publicações especiais, com destaque para os anuários na área do agronegócio”, lembra.

“Assim, conseguimos projetar a nossa marca para muito além da região, no Estado, em todo o Brasil e também para o mundo. Ela nos transportou para um outro patamar de relacionamento com grandes parceiros e clientes, sendo muitos deles organismos e conglomerados de atuação global”, frisa.

Publicidade

Posteriormente, com a criação do Portal Gaz, os conteúdos de todas essas plataformas, inclusive os da Editora Gazeta, passaram a também ser disponibilizados nesse novo ambiente. O atual gestor de Conteúdo Multimídia da Gazeta, Romar Rudolfo Beling, acompanhou muito de perto toda essa trajetória da Editora, por desde os primórdios ter integrado a equipe de jornalistas que respondiam pelo conteúdo dos anuários. Em entrevistas e na participação em eventos, ao lado dos colegas de Redação, estabeleceu contato com diferentes setores produtivos e industriais em todas as regiões do País.

Em 2001, Beling tornou-se editor da Editora Gazeta, e assim viu a empresa agregar a cada ano novas publicações, muitas delas, as do agronegócio, distribuídas em âmbito mundial por organismos do governo federal, como Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ministério das Relações Exteriores, Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Com tal respaldo, a editora foi selecionada para elaborar o livro comemorativo dos 150 anos do Ministério da Agricultura. A expertise no agronegócio resultou inclusive em parceria com o governo do Estado e a Emater/RS-Ascar para a elaboração do Jornal da Emater, bem como para a elaboração de anuários específicos, como o da Maçã e o da Safra do Oeste da Bahia, entre outros. “É um caso único, em âmbito de Brasil, de uma empresa de comunicação de atuação regional, a Gazeta, ter se projetado de tal forma em todo o País com uma editora respeitada e consolidada, que agora chega a 25 anos de atuação”, frisa Beling.

Publicidade

“O resultado é mérito de todos os envolvidos, ao longo dos anos, das equipes gestoras e de jornalismo e fotografia às equipes de design, arte-final, marketing e publicidade, à eficiente tradução para o inglês, e ao inegável apelo do conteúdo, sempre altamente confiável e atualizado”, diz Beling. “Nenhuma publicação, e nenhuma editora, chega a 25 anos mantendo sua atuação tão estável se não convencer seus leitores e seus parceiros diversos a cada nova edição, ou não for relevante para eles”.

LEIA TAMBÉM: Editora Gazeta lança Anuário Brasileiro do Milho 2020

O conceito adotado

Por Alessandra Bischoff Fischer
Diretora da Agência Guideline

“Quando a equipe da Editora Gazeta contatou a Guideline para a criação dessa campanha, sentimos todo o peso dessa responsabilidade: um veículo tão importante para o agro brasileiro faz 25 anos! Assim, sabíamos que a sua campanha de celebração também tinha de ser especial.

Publicidade

Há 25 anos, a Editora Gazeta cria conteúdo e anuários para as culturas mais relevantes para o Brasil, abastecendo o mercado com argumentos que ajudam a promover o agro brasileiro no país e no exterior. Em cada publicação, mostra suas potencialidades, trazendo à tona seus desafios em busca de soluções. Nos sentimos honrados e desafiados com o convite para a criação dessa campanha que valoriza a história da Editora Gazeta, nessa belíssima jornada onde acompanha as transformações do campo.

A Guideline é uma agência que trabalha com o agro desde a sua concepção; por isso, temos um profundo respeito pelo setor. Assim, conhecendo o setor e o quanto uma identidade visual fala, criamos peças para mostrar a força e a credibilidade da Editora Gazeta e do setor. Os layouts ganharam traços fortes e com relação próxima com o campo, expressando o poder que tem o agro e toda a potencialidade brasileira.

Buscamos no verde a expressão das lavouras. Seus tons passam do escuro até o verde claro, representando o broto, a vida que cresce. No amarelo, as lavouras prontas para a colheita, a fruta madura e a riqueza do setor que impulsiona o nosso país. Não à toa que o Brasil também é identificado pelas cores verde e amarelo.

Como a Editora é forte criadora de conteúdo, valorizamos muito os textos e, orgulhosa, convido você a acompanhar nas redes sociais da Editora e no portal depoimentos de clientes e parceiros e de jornalistas e fotógrafos. Cada depoimento é uma parte da história. E montar esse quebra-cabeças foi muito prazeroso, junto de toda a equipe da Editora. É impossível deixar de comentar que, com um banco de imagens tão rico e representativo, vamos ter muitas fotos para mostrar.

Estamos felizes e orgulhosos em apresentar a campanha dos 25 anos da Editora Gazeta e, mais ainda, de compartilhar essa história relevante, que é da Editora, mas também de todos nós. Com a valorização da Editora Gazeta, valorizamos também o agro brasileiro.”

LEIA TAMBÉM: Editora Gazeta lança o Anuário Brasileiro de Horti&Fruti 2020

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.