Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ALERTA

Secretaria da Saúde orienta verificação da situação vacinal da febre amarela

Em decorrência da confirmação da circulação do vírus da febre amarela em diversos municípios do Estado, o que levou o governo gaúcho a decretar situação de emergência em saúde pública de importância estadual, a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz do Sul orienta a população a verificar a sua situação vacinal.

Nos próximos dias, as pessoas devem procurar as unidades de saúde para se certificarem de terem ou não recebido a dose da vacina. Quem realizou a imunização contra a Covid-19 precisa aguardar 15 dias para aplicação da dose contra a febre amarela, caso ainda não tenha sido vacinado.

Pelo esquema vacinal para a doença, crianças devem receber a primeira dose aos 9 meses de idade e a segunda aos 4 anos. Já pessoas que foram vacinadas com uma dose acima dos 5 anos de idade estão imunizadas contra a febre amarela, enquanto os vacinados com uma dose antes dos 5 anos devem fazer a segunda. Gestantes e idosos precisam de liberação médica para aplicação da vacina.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Venâncio Aires confirma morte de dois bugios por febre amarela

No interior, os postos já estão fazendo contato com os usuários que não foram imunizados contra a doença “Se a pessoa não sabe se já fez ou não tem a carteirinha, é muito importante que vá ao posto de saúde para verificar a situação no sistema”, orientou a diretora de Ações Especializadas da secretaria, Caren Picasso.

A diretora faz questão de dizer que os bugios não transmitem a febre amarela para a população, mas servem de sentinelas para que se detecte a chegada do vírus em uma determinada região. “Eles apenas adoecem primeiro e, por causa disso, servem como sinalizadores da presença da doença no município. Caso sejam encontrados bugios ou macacos-pregos mortos, isso deve ser notificado à Vigilância Sanitária imediatamente”, reforçou.

Publicidade

Até o momento não foi detectado nenhum caso da doença em humanos no município, porém em abril foi confirmada a morte de um bugio por febre amarela na localidade de Reserva dos Kroth, o que revela a circulação do vírus em Santa Cruz.

LEIA TAMBÉM: RS declara emergência pela febre amarela; vírus foi identificado em Santa Cruz

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, silvestre ou urbana. O vírus é transmitido por mosquitos infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. Desde 2009, o Rio Grande do Sul não registrava a presença do vírus causador da febre amarela. Naquele ano uma grande campanha foi realizada para imunizar a população.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.