Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Coluna da Renata

Conhecer assuntos sobre sexo é problema?

A sexualidade está presente em todas as fases da vida, mas é no comportamento entre os jovens que se concentram as maiores preocupações dos profissionais e da comunidade. Esses estão se tornando ativos sexualmente nos primeiros anos da adolescência, sendo a gravidez não planejada, as doenças sexualmente transmissíveis e a Aids, problemas que podem atingir diretamente esses jovens, por imaturidade ou inexperiência, desinformação ou informação incorreta. 

A estratégia principal para o controle da transmissão das doenças sexualmente transmissíveis está na prevenção. A população em geral deve ter acesso a informações constantes por meios de atividades educativas que promovem mudanças no comportamento das práticas sexuais e o uso adequado do preservativo.

Apesar de ser um assunto de suma importância para a formação do indivíduo, a sexualidade continua sendo um tema repleto de tabus, mitos e preconceitos. Dessa forma, muitos jovens iniciam sua vida sexual sem  possuir conhecimento adequado  sobre a temática e se expõem a diversos fatores de risco.

Publicidade

De que forma? Somente a busca de conhecimentos e aprendizagem dará condições de fazer prevenção de problemas futuros. Vejamos algumas questões importantes. 

Cada família tem sua forma de transmitir valores e educar seus filhos, porém atualmente os pais estão confusos e inseguros porque os modelos mudaram. Pesquisas mostram que o diálogo aberto, sem imposições, ouvir e dar atenção ao que os jovens já sabem ou pensam, podem ajudar muito. Vários programas de educação sexual e informações estão à disposição na internet. Quando não sabemos o que fazer, a busca de orientação é importante e deve ser praticada. Apoio e solicitação às escolas para maior desenvolvimento de programas de educação sexual seria uma solução. 

Não é por acaso que o sexo é um dos temas mais polêmicos na adolescência. Causa muita dúvida, medo, angústia, aflição, insegurança, conflito com os pais. Tudo em meio a uma curiosidade imensa, ansiedade e vontade de aprender, que os impulsionam em direção à descoberta.

Publicidade

Acompanhando tudo isso, temos uma excitação quase incontrolável e poderosa atração que pode surgir entre duas pessoas. Esta forte energia da libido (tesão), misturada com falta de experiência, insegurança, e carências afetivas, pode conduzir a consequências negativas, especialmente na vida adulta. As disfunções sexuais que são alterações presentes em adultos, tais como falta de ereção, orgasmo, desejo ou dor relação sexual, podem ser resultantes da falta de conhecimento e uma iniciação equivocada.  

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.