Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Isolamento em família

Ágatha quer passear na selva

Terça passada escrevi que, por conta das mais diversas brincadeiras que as crianças andam inventando lá em casa, vinham enfrentando relativamente bem o confinamento. Relativamente, vale destacar. Claro que, após tanto tempo de clausura, começam a surgir indícios de aborrecimento. Um desses sinais surgiu em uma conversa com a Ágatha, há alguns dias.

– Pai… estou morrendo de saudades de um passeio. Que tal se fôssemos ao Parque da Gruta? Pode ser rapidinho, ninguém ia notar…

– Sabes que não é possível, filha. É importante que fiques em casa, para evitar a doença.

Publicidade

Mas a traquinas insistiu no plano. Argumentou que poderíamos fazer uma trilha na mata fechada, onde dificilmente toparíamos com alguém infectado.

– Que tal fazermos uma expedição na floresta, vestidos como exploradores da mata, com coletes camuflados, botas e chapéus? E repelente contra os mosquitos. E tu com um facão, para abrir a trilha. Duvido que o coronavírus seja tão corajoso de já ter entrado na selva.

Argumentei que, para tanto, haveria os riscos do trajeto até a mata. Arrematei destacando os perigos da pandemia e lembrei-a da importância da quarentena para evitar a contaminação, inclusive, de vovôs e vovós. Sugeri então uma trilha em nosso quintal, onde mantemos razoável número de árvores. Mas a caçula não se animou com a ideia.

Publicidade

– O quintal não tem mais graça. Já conheço tudo ali. Cada árvore, cada folha, cada formiga… E não tem nenhum animal selvagem.

Sugeri então que o Hércules, nosso boxer, poderia bancar a onça durante uma jornada pelos mistérios do quintal. Outra ideia que não agradou.

– O Hércules é muito babão – retrucou a marota. – Nunca vi uma onça babona.

Publicidade

Lembrei-a então da vez em que topamos com imenso lagarto entre as árvores do pátio, incidente que terminou em grande correria – a criançada fugiu para um lado e o réptil para outro, cada qual mais assustado. Porém, Ágatha recordou que, desde o curioso incidente, o lagarto nunca mais apareceu.

– Também deve estar de quarentena… – presumiu.

Surge uma ideia de atividade nova

Publicidade

Leitor da coluna, Enio René Durante, filiado à Associação Gaúcha de Futebol de Mesa, escreveu-me e-mail sugerindo deliciosa atividade para ocupar as crianças durante o isolamento: futebol de botão. Achei a ideia esplêndida, apesar das dificuldades em se obter tabuleiro e times neste período de restrições no comércio.

Lembrei-me então de como eu havia dado meus primeiros passes e chutes a gol no futebol de botão, ainda criança, época em que recebia-se presentes apenas no aniversário e Natal. Sem perspectivas de obter dois ou mais times antes dessas datas, improvisei recolhendo, aqui e acolá, tampinhas de refrigerante para servirem de jogadores. Após algum tempo, já tinha equipes suficientes para um torneio. Houve jogos memoráveis sobre a mesa da varanda, tais como Coca-Coca x Pepsi, Mirinda x Fanta, Guaraná Antártica x Guaraná Celina – todos marcados por rivalidades dignas de Gre-Nais.

Até que um dia o pai apareceu com um presente inusitado para uma data qualquer: dois times de futebol de botão – Brasil e Inglaterra. Claro, não eram botões profissionais, desses em que se escolhe o diâmetro e altura dos jogadores, mas deslizavam muito melhor que as tampinhas. Ainda assim, para viabilizar os torneios, as tampinhas não foram aposentadas e, conforme o chaveamento, o Brasil tinha que encarar a Teem e a Inglaterra via-se acanhada ante a ferocidade do ataque do Guaraná Polar.

Publicidade

Acho que vou sugerir à garotada, lá em casa, que comecemos a guardar as tampinhas. O problema, contudo, será a necessidade de beber um bocado de refrigerante.

 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.