Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ISOLAMENTO EM FAMÍLIA

Urgências e emergências

Semana retrasada abordei nesta coluna os riscos inerentes às curiosas experiências às quais as crianças se expõem eventualmente, tais como engolir moedas ou brinquedos, ou colocar grãos de feijão nos ouvidos e narinas. Por conta do texto, vieram me elogiar (acho que foram elogios) pela forma como procedi quando a Yasmin, ainda bem pequenina, surgiu com um miolo de pão dentro do nariz. Conforme relatei, não tive sucesso em remover o corpo estranho com uma pinça, mas então consegui convencer a pequena a “assoprar” o miolo para fora com força, fazendo com que saísse tal e qual um foguete.

– Tiveste sangue-frio – vieram me dizer, após a leitura do texto.

Admito que, neste caso, agi com frieza. De certa forma, a experiência como pais vai nos deixando mais cancheiros diante de emergências e nos ajuda a avaliar com clareza a gravidade dos incidentes e acidentes domésticos.

Publicidade

No início não era assim. Certa vez, quando a Isadora estava começando a caminhar, tropeçou e deu com a testa na quina de uma estante. Não sangrou, mas ficamos em pânico ante a possibilidade de sequelas neurológicas e corremos ao hospital.

O médico riu de nossa preocupação.

– Sabe aquela latinha de cerveja bem gelada, que o senhor tem no fundo da geladeira? – perguntou-me. – Na próxima, é só pressionar a latinha no local na lesão. O frio evita que se crie um galo.

Publicidade

Até hoje me pergunto como o médico sabia da latinha de cerveja. Mas, desde então, mantenho não só uma, mas várias, no fundo da geladeira, para o caso de alguma emergência.

Mas atenção: não proponho que os pais adotem isso como um conselho ou regra. Na dúvida, levem o traquinas ao hospital.

Foi o que fizemos há dois anos, quando a Yasmin teve a marota ideia de saltar na direção da cama, na hora de ir dormir. O plano era pousar todo o corpo sobre o colchão; contudo, por um erro de cálculo, voou além do previsto e bateu com a testa na guarda da cama. Desta vez, houve um corte e muito, muito sangue.

Publicidade

Eu ainda estava na Redação quando recebi a notícia da emergência, ricamente ilustrada com fotografias, via Whats. Assustada, Patrícia me mandou as fotos para comprovar que a coisa havia sido feia mesmo. De fato, as imagens pareciam de um filme de terror. Corri para casa.

No hospital, a médica plantonista concluiu que não era caso para pontos e aplicou um curativo. Contudo, após a remoção das bandagens, restou na testa da Yasmin uma pequena marquinha, como lembrança do acidente. Preocupado ante o efeito disso em sua autoestima, mostrei para ela que eu também tenho uma pequena, quase imperceptível, cicatriz na testa, fruto de um tombo quando criança, e arrematei:

– É legal ter cicatrizes na testa. Faz-nos parecer durões…

Publicidade

Não sei se a convenci.

Nosso acidente doméstico mais traumático, contudo, foi com Ágatha. Ocorre que ela tinha dentes de leite bastante frágeis, talvez em decorrência de carência de cálcio ou algo assim. Então, certo dia, quando tinha 2 anos e meio, a caçula tropeçou nos chinelos e caiu com o rostinho no chão. Logo percebemos, para nosso pavor, que o acidente havia lhe fraturado os incisivos superiores.

A dentista encarregou-se de limar os dentinhos quebrados, amenizando o estrago. Mas concluiu que, fora isso, não havia o que fazer, salvo esperar que a natureza se encarregasse de substituir os dentes de leite fraturados pelos permanentes. Entretanto, com a aproximação do período de ingresso da marota na pré-escola, uma inquietação passou a atormentar a mim e à Patrícia: e se nossa precoce banguelinha fosse vítima de bullying entre os colegas?

Publicidade

Mas, incentivados pelos professores, a matriculamos, e Ágatha estreou na pré-escola aos 5 anos ainda com os incisivos quase na altura da gengiva. Nunca chegaram notícias de piadas feitas por coleguinhas, mas se percebia que Ágatha evitava mostrar os dentes – quando achava graça de alguma coisa, limitava-se a um meio-sorriso, com os lábio cerrados.

Porém, o tempo, como dizem, a tudo cicatriza e conserta. E hoje, aos 7 anos, Ágatha já tem seus dentes permanentes, novinhos em folha, e sem pudores de usá-los. Tudo a diverte e qualquer piadinha a faz escancarar a bocarra, em gostosas gargalhadas, com os dentes novos, exibidos, à mostra. Ri de tudo – inclusive dos próprios tropeços.

LEIA TODAS AS COLUNAS DE RICARDO DÜREN

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.