Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Esportes

Brasil olímpico

Entre alegrias, vitórias, derrotas, surpresas, confirmações e decepções, a equipe olímpica brasileira só comprova o que já se sabe há muito tempo: não somos uma potência no esporte porque não existe infraestrutura, investimento em escolas, no esporte de base. Ou seja, não há políticas públicas na educação. Países desenvolvidos dão formação acadêmica aos indivíduos antes de torná-los atletas, preparados física e emocionalmente para desenvolver suas habilidades durante e após deixarem o esporte.

Infelizmente, a realidade brasileira é outra, por isso ficamos à mercê do surgimento de destaques pontuais, casos de Felipe Wu no tiro esportivo, Robson Conceição no boxe, Thiago Braz no salto com vara e Isaquias Queiroz na canoagem de velocidade. Todos esses atletas, quase anônimos do público brasileiro, superaram nossas dificuldades de gestão esportiva para conseguir medalhas olímpicas.

Nos esportes coletivos, com exceção do voleibol masculino e feminino, a realidade é a mesma. No futebol feminino, temos uma seleção que supera em qualidade técnica a falta de investimentos. Vale também para o handebol masculino e feminino.

Publicidade

No basquete, apesar de uma liga forte no masculino, ainda nos faltam personalidade e maturidade em momentos decisivos para enfrentar adversários fortes, como a Argentina. No feminino, desde a geração de Hortência e Paula, o Brasil nunca mais conseguiu formar um time respeitado internacionalmente. Atletismo, natação, polo aquático e outros menos conhecidos sofrem com a falta de prática escolar.

Brasil x Alemanha

A inédita e tão sonhada medalha de ouro olímpica no futebol masculino poderá vir neste sábado diante de nossos carrascos na Copa do Mundo. O Brasil venceu a violenta e frágil equipe de Honduras, enquanto o time alemão superou a Nigéria. É outro campeonato, quase outra categoria, a maioria dos jogadores não esteve presente no 7 a 1, mas para o time brasileiro será mais do que uma decisão, uma medalha de ouro, um título. Só espero que essa responsabilidade não atrapalhe o desempenho desta geração de jogadores, que não tem culpa do fiasco da Copa do Mundo. Que joguem pelo povo brasileiro. Só isso.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.