Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Conversa Sentada

Expointer – o outro lado

Uma coisa é a Expointer dos urbanos ou das multidões que vêm em excursões, embasbacados com o “tamanhón dos trator”, os colegiais ruidosos, os jejunos em termos de pecuária flanando ali. Hora de os “gaúchos de apartamento” ou os da Estância da Harmonia em Porto Alegre, com as botas sem nenhum sinal de bosta de vaca, que querem “amuntar” pelo lado do laço, serem fazendeiros virtuais. É válido e importante. Maravilha!
Isso é uma coisa.

Outra é a Expointer dos churrascos nos diversos pavilhões. A fumegação de odores, as costelinhas e picanhas assando. Os papos entre produtores rurais que só se veem raramente.

Quando chega a noite, a turma vai se chegando para os acampamentos. Sob as lonas, sob o céu mesmo, vai um carreteiro de resto de churrasco e todo o pessoal na volta proseando.

Publicidade

São as tertúlias nas diversas sedes de Associações de Raças, os chimarrões ainda cedo de madrugada, ao lado dos boxes, hora de dar boia pros bichos.

São as siestas pachorrentas na ressolana quando faz calor, no lado da sombra do caminhão.

Mal terminada a Expointer já se inicia a próxima para os expositores. É um ano inteiro de seleções, controles rígidos, exames, cuidados, cortes.

Publicidade

Antes da viagem até música brega deixamos tocando num rádio, para que eles se acostumem com o barulho do público durante a feira. Na água colocamos limões para que não estranhem o cloro da de Esteio.

Mas nada disso garante a vitória. Todos os anos surgem novos criadores e expositores de vários quadrantes. Uma semana antes da abertura oficial, os animais já estão nos pavilhões se adaptando. Para muitos, o percurso foi de 500 quilômetros, parando a cada tanto, para ver se está tudo bem. Junto, um freezer com carne de cordeiro congelado, charque e, nos sacos, boia para os bichos e um poncho “Fiateci” para o “causo” de uma geada…

O problema é parte do público visitante que, embora sem maldade, fica estressando os animais com selfies, fotos e toques. E o pior, querendo alimentá-los, sujeitando-os a uma congestão que pode resultar em óbito. Outra situação: o ovino laneiro, como Merino, Corriedale, Ideal, na véspera de seu julgamento tem que ter arrumado corretamente seu velo. São horas ajeitando a lã. Minutos antes de entrar em pista, uma dondoca acaricia o animal e… pronto, estragou tudo. Melhor é olhar com os olhos e não com as mãos. Sem embargo dessas coisas, a Expointer é uma festa em que o produtor rural relembra aos urbanos sua importância.

Publicidade

Abraços para Mauro Ulrich, Reno e Eli Lawisch

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.