Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Conversa Sentada

Finados

Inicio dizendo que, a meu sentir, tu tens que ser legal para as pessoas de quem gostas e que te querem bem. Isso enquanto vivas. Depois de mortas pouco sentido faz o arrependimento com lágrimas de crocodilo. Como bem disse Nelson Cavaquinho “Se alguém quiser fazer por mim/que faça agora/Me dê as flores em vida/O carinho, a mão amiga/Para aliviar meus ais/Depois que eu me chamar saudade/Não preciso de vaidade/Quero preces e nada mais.”
Sou partidário do antigo axioma “de mortuis nil nisi bonum”, em tradução livre, “dos mortos só se fala o bem”.

No dia de Finados me recordo com mais profundidade das pessoas queridas. Dos meus pais e avós já falei aqui nesta coluna e em outras publicações. Hoje quero falar de algumas tias maravilhosas que tive. O pai da minha mãe era viúvo e se casou com uma viúva, já viu que família grande que deu essa junção, cada consorte trazendo seus filhos para o novo lar. Assim, minha mãe tinha “meios-irmãos e irmãs”. Uma delas era a tia Olga, casada com José Beck, nossa vizinha em Santa Cruz. Tia Olga era madrinha de minha irmã Lia. Quando Lia estava de aniversário, a tia dava um presente para ela, também para minha outra irmã e para mim. Assim era na Páscoa e outras datas. Tia Olga nos advertia severamente a não chegarmos perto do seu poço, pois lá morava um monstro chamado “Brunnenmann”, que gostava de matar crianças. Incríveis essas lendas envolvendo água (sereias, rusalkas, etc) que a alemoada trouxe nos baús, sendo as rusalkas uma lenda eslava, mas que se espalhou.

A outra meia-irmã da mãe era a tia Elza Lawisch. Ela e tio Robert tinham vários filhos e filhas, notáveis por seus traços lindos e sua afabilidade. A casa da tia era acolhedora, ela fazia um pão de cujo perfume nunca me esqueci. Fui sempre amicíssimo de todos os meus primos Lawisch. Impressionante que as primas tinham e têm uma tez bronzeada congênita e belíssima. Naquela casa observei o valor da união e do amor entre membros de uma família. Como era pura a amizade e a fidelidade entre essas tias e minha mãe. Como eram solidárias. Todas já passaram para outra dimensão, mas jamais morrerão nas minhas lembranças.

Publicidade

Last but not least, vem minha tia Brunhilde, filha do meu avô Rudolf Gessinger. Sério mesmo, ao me lembrar dela, me vem à memória a grande Clara Schumann, compositora alemã, esposa de Robert Schumann. A tia me iniciou na música de qualidade. Ensinou-me a disciplina musical. Não transigia. Que Santa Cecília a tenha de parceira, tocando a Patética de Beethoven. Mas pode também ser o tango “re fa si”.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.