Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Conversa Sentada

O rico Bioma Pampa

A região do Bioma Pampa pode não ter grandes cidades, enormes chaminés industriais, shoppings, condomínios fechados. Muitas áreas são de afloramento basáltico, os chamados “campos duros”. Aí é complicada a agricultura de escala, apenas alguns pedaços, aqui e ali, permitem o plantio direto.

Mas a flora e a fauna nativas são ricas.

Se fizeres uma gaiolinha de tela de três metros quadrados e a colocares no chão, evitando que os animais comam as plantas, vais ver, depois de algumas semanas, que há uma diversidade incrível de gramíneas de várias espécies. O campo nativo, portanto, não é como um campo de futebol onde só há uma espécie de gramínea. Ademais, nos campos nativos medram arbustos e árvores raras. Dou como exemplo o Pau Ferro, cuja madeira dura dezenas e dezenas de anos, conquanto se desenvolva no meio de um pedregal. As florestas ciliares, que protegem arroios e sangas, evitam que falte água durante a estiagem.

Publicidade

Os córregos têm como base as pedras, em muitos trechos há a formação do que se chama de “lagoões”, piscinas que armazenam a água, sob a proteção de frondosas árvores nativas. O gado solto no campo não costuma tomar água em balde ou tanques, é bom lembrar. E poços artesianos são caríssimos e interferem no Aquífero Guarani.

Assim que começamos a comprar terras contíguas às nossas propriedades, víamos, pelos campos, esqueletos de animais silvestres. Percorrendo as invernadas não se viam perdizes, perdigões, veados campeiros, pombões, emas, capinchos, jacus, bugios, marrecas.

O que aconteceu? Um milagre! Hoje voltaram os bandos de jacus, as capivaras (capinchos) banham-se nas sangas e assim vai. É claro que alguns bichos dão uma roubadinha nas lavouras de pastagens, mas isso é pouco se pensar que o homem roubou bons pedaços de seus “hábitats”.

Publicidade

Um dia o falecido Nico Fagundes me disse que o sorro, tão combatido, na verdade não comeria cordeiros desde que houvesse outros animais de sua corrente alimentar. Com efeito: a vaca, a ovelha e o cavalo não são nativos da América. Apenas há uns 500 anos estão aqui e daí, argumentava ele, os sorros preferem comer outros bichos. Dito e feito: proibí a matança desses canídeos. De qualquer modo não é por causa de um cordeiro que vamos matar um animalzinho que chegou aqui antes de nós, humanos, muitos milênios atrás. Mais: respeitar o meio ambiente pode ser lucrativo. Aqui os animais são felizes. Chegará o dia em que será geral o bem-estar animal. Enfim, tenho tantas dúvidas sobre o papel dos humanos no planeta…

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.