Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Conversa Sentada

Andanças por rádios e TV – I

Eu sempre tive fascínio pela comunicação. Em casa passava ouvindo rádio. Eu devia ter uns 15 anos quando decidi falar com o sr. Bartholomay para ele me deixar ler uns comerciais.Em Santa Cruz só havia uma emissora que na época tinha o prefixo ZYE8. Havia uma caixinha na frente do microfone dentro da qual achavam-se cartões com textos datilografados. O papel do locutor era ler comerciais, dar a hora e a temperatura. Após isso o operador, do outro lado do vidro, dava um sinal e a gente anunciava a música que quase sempre era “patrocinada”. Exemplo:

– Alô, alô Maria Clara que mora em Monte Alverne. Seu admirador Armindo lhe dedica a música “Que beijinho doce”. A rádio “talk and news” só foi surgir bem mais tarde (notícias 24 horas, com música só por alguns segundos).

Quando me mudei para Porto Alegre, em 1964, apresentei-me na Rádio Continental. Ficava de locutor algumas horas, mas recebi uma proposta em outra atividade e larguei.

Publicidade

Ao assumir meu cargo de juiz de direito em Horizontina em 1972, uma das primeiras coisas que fui fazer foi visitar a Rádio Vera Cruz. Eu era o primeiro juiz a trabalhar na recém-criada comarca. Passava dando entrevistas e gostava de explicar o papel do Judiciário.

Fato interessante: muita gente de Horizontina era procedente das “colônias velhas”, o que englobava a região de Santa Cruz, Lajeado, etc. Horizontina confrontava com o Rio Uruguai. Acontece que do lado argentino as terras eram mais baratas. Lá se ia o pessoal para o outro lado. Sucede que, por vezes, pessoas com pendências judiciais cíveis tinham ido embora. Era problemático mandar carta rogatória para os chamar. Não sei se eu faria isso hoje: eu pedia que a rádio desse, na hora do meio-dia, uns avisos de que fulano estava sendo chamado para resolver assunto de seu interesse (claro que não era matéria criminal). Pois não é que os colonos, que escutavam a rádio Vera Cruz, pegavam a barca, atravessavam de volta para o Brasil, andavam vinte quilômetros e se apresentavam? Era lindo de ver como já tinham uma entonação castelhana, mas a língua alemã continuava firme.

Terminada a audiência, eu ficava conversando com essa gente maravilhosa. Muitos estavam determinados a ficar na Argentina, mas diziam que jamais iriam torcer por outro time que não fosse Inter ou Grêmio.

Publicidade

Nas noites de solidão interminável, eu escutava a LT4 Rádio Difusora Misiones. Foi quando conheci o belo folclore  argentino.

Eu adorava Horizontina, mas quis ficar mais perto de meus pais. Me removi para a comarca de Arroio do Meio.

Continua quinta, não saia daí!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.