Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Conversa Sentada

As perdizes salvadoras

Na região da campanha, até alguns anos, era comum a caça de lebres, perdizes, pacas, jacus, marrecas, pombas, quase tudo, enfim, que se mexesse. Quase todos tinham armas de caça. Até eu tinha duas, uma calibre 12 e outra calibre 20. Os campos eram, como ainda hoje, muito extensos.

Quero deixar claro que mais tarde nunca deixei caçar nos campos da nossa família. Inclusive a queridos amigos negava a entrada. Até brincava, “se teu problema é carne, vamos carnear um chibo (cordeiro)”. Nem pescar não deixava. Todavia, uma noite antes da sexta-feira santa não tem jeito. Tudo bem, é fazer de conta que não se vê nada, mesmo porque não há como fiscalizar ou montar guarda ante quase 40 açudes.

Mas voltemos aos anos 60 e 70. Era comum se ver carros voltando das caçadas com os bichos “ornando” as portas e os tetos.

Publicidade

Naquela época eu até caçava, mas sempre dentro da quota. Depois de um tempo, quando casei com Maristela e juntos tocamos a fazenda, é que eu vi como era daninha a caça e me tornei um conservacionista.

Certa feita, logo que assumi em Santiago, lá por 1975, fui convidado para comer uma perdizada no sítio de um forte fazendeiro de um município vizinho, que usava o refúgio para suas festas. Seria num sábado à noite. Era verão e o homem tinha até piscina, coisa rara naqueles tempos. Estavam convidadas também umas meninas faceiras que seriam trazidas lá de São Borja, fato que eu desconhecia antes de chegar.

Um amigo meu, que era casado, o Carlos, teve dificuldades em explicar para a esposa da razão de ser festa só de homens, ao que ele retrucou que ia ser caçada com pescaria e só voltaria dia seguinte. Mas a esposa choramingava perguntando por que o esposo tinha se barbeado e perfumado. Peguei carona com meu amigo e nos fomos. Chegados ao sítio as perdizes estavam preparadas, com saladas e tudo que era coisa boa, em grandes e finas travessas. Por “mala suerte”, as meninas não puderam ir e deu um temporal bagual, assim que só vieram cinco dos 40 homens convidados. Não ía sair a festa. Ao que tive uma ideia: “Carlos, vamos pedir e pegar umas travessas dessas, encher de perdizes, total vai quase tudo fora e vamos jantar na tua casa”. O anfitrião concordou e nos deu travessas de saladas, umas vinte perdizes assadas, um engradado de cervejas geladas, mais sobremesas. Saímos a toda para a cidade. Carlos tocou a campainha e exclamou:

Publicidade

“Amoooorrr, surpresa, arruma a mesa que já vou servir as perdizinhas, ou tu achou que eu ia fazer bobagem?”
Veio a jovem esposa toda vermelha de tanto chorar: “Meu anjo, e eu fui duvidar de ti…”

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.