Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Conversa sentada

Temos que acreditar II

Marcelo Erchemberger, Plant Manager Emicol de México, escreveu um artigo e o meu caro amigo Guilherme Socias Villela, ex-prefeito de Porto Alegre, me enviou o texto do qual transcrevo uma parte:

“Os brasileiros acham que o mundo todo presta, menos o Brasil, realmente parece que é um vício falar… mal do Brasil. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no Brasil se maximizam os negativos. Na Holanda, os resultados das eleições demoram horrores porque não há nada automatizado. Só existe uma companhia telefônica e pasmem: Se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado.”

Prossegue dizendo que nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo – ou de lavar as mãos antes de comer. Em algumas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com a mesma mão entregam o pão ou a carne. Narra que em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal – e tem fila na porta.

Publicidade

Fumam até em elevador.

Enfatiza que em Paris, os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria e qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir para lá dar aulas de “Como conquistar o Cliente”. (palavras de Erchemberger)

Pessoal! O Brasil é o rei do gado e da soja no mundo! A qualidade da pecuária do nosso Estado se equipara à da Argentina e do Uruguai, mas nosso potencial de produção é bem maior. Quem tem um território tão vasto, com uma costa marítima tão extensa? O potencial turístico tem uma perspectiva enorme, dada a circunstância de ser um país multifacetado. Num só país o turista conhece “vários países”.

Publicidade

LEIA MAIS: Temos que acreditar

E o que dizer do nosso ineditismo no que tange às urnas eletrônicas? Em questão de horas se sabe o resultado eleitoral. De vez em quando, surge uma notícia falsa dizendo que são inseguras. Quando se vê na TV estrangeira o pessoal conferindo cédulas físicas e levando dias contando os votos, isso em quase todo mundo, estranhamos. É ou não?

As eleições mostraram que o Brasil tinha que mudar. Nada obsta a que haja oposição, o que é normal e saudável. Não sou a favor de um ufanismo barato e postiço. Lembre-se que o atual governo está recém no começo e merece crédito.  

Publicidade

Vamos facilitar as coisas, acabar com os “carimbos” e tanta papelada, desemperrar a burocracia, continuar combatendo a corrupção que os resultados virão. E total apoio aos empreendedores! Facilitem e não compliquem para quem gera empregos!!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.