Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CONVERSA SENTADA

A primeira neblina

“A primeira neblina, o fim do mormaço / O alívio da chuva que veio do céu / As folhas maduras caindo do espaço / E as mãos levantadas num ‘graças a Deus’. No meio da noite acordar de mansinho / Sentindo um friozinho que já principia, / Puxar as cobertas com todo o jeitinho / Deixando um carinho na pele macia. / Se a seca resseca e a geada cresta, / a fé que ainda resta nos faz renascer / e os sóis do outono que espiam nas frestas /aparam arestas e fazem crescer.” (Ruy Gessinger e Nenito Sarturi)

Vocês que moram na cidade e nunca foram para a região da Campanha do Rio Grande do Sul, talvez não aquilatem o quanto são diferentes as estações do ano.

Agora há pouco tivemos uma baita seca, que durou meses. Arroios, sangas, açudes, rios sofreram muito na região campeira. Eu escrevi sobre o “vento da fome” aqui na Gazeta. Lembram-se?

Publicidade

Até o Lago Dourado sofreu.

Na nossa fazenda foi penoso. Mas estamos acostumados. As secas são históricas na região de Santiago (RS). Daí que nós temos muitos açudes, e as sangas são protegidas por matas ciliares.

Deixando isso de lado, quero saudar as primeiras neblinas que ocorrem em nossa região campeira. São prenúncios da geada que branqueia os campos.

Publicidade

Essas geadas crestam a grama, mas têm muitas virtudes. Exterminam os parasitas do gado, e são benéficas para muitos cultivares, por incrível que pareça.

Após essa seca medonha, nos veio uma chuva maravilhosa, de cerca de 330 milímetros no total.

O que me encanta é a neblina no Bioma Pampa.

Publicidade

Daí que, entre as várias parcerias com o Nenito Sarturi, fiz letra e música com ele para enaltecer os Sóis de Outono.

Na cidade, as pessoas correm, se estressam, e pouco olham para os movimentos da natureza.

Agora, é hora de empilhar a lenha: gravetos, lenha de fogão e os tocos para lareira.

Publicidade

O valente pasto estival começa a mermar no inverno. Não se pode mais lotar as invernadas como no verão. É momento de parte do gado ir para as pastagens de inverno, aveia, azevém etc.

Enquanto isso, os campos branqueiam, a geada obriga o gado a dormir dentro dos capões de mato. Vão vacas, terneiros, ovelhas aos abrigos que Tupã reservou para as noites geladas.

Pela manhã, após o café, hora de tirar os cavalos e as éguas do galpão, esperar a neblina se dissipar um pouco e sair “campofora” para ver se está tudo bem com os gados e as ovelhas, que vão enfumaçando a manhã com suas respirações.

Publicidade

Nada como montar num pingo, com uma bota bem campeira, uma boina para proteger a cabeça e aquele abençoado poncho carnal vermelho esvoaçando.

LEIA TODAS AS COLUNAS DE RUY GESSINGER

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.