Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CONVERSA SENTADA

O valor do berço

Definitivamente me convenci: o que falta ao Brasil e a muitos países é o berço.

O que se entende por ter berço ?

Vou dar um exemplo muito lindo. Pelo torneio de tênis Roland Garros, uma menina de 19 anos, sem sucesso importante anterior, foi à luta. Seu pai era seu apoiador. Por incrível que pareça foi galgando as fases e, incrivelmente, chegou à final. Uma menina simples, 19 anos, polonesa. Fez o jogo concentrada, humilde, toda de branco, shorts até o joelho, sem histerias, sem gritos, sem reclamações. Após vencer o “match point”, ao invés de cenas eufóricas normais, correu ao encontro da árbitra da partida e lhe pediu permissão para sair da quadra e abraçar seus pais. Pediu permissão, notem bem.

Publicidade

Berço é a criança ter tido conversa e muito contato com seus pais. De pais (de qualquer gênero) que amam seus filhos e querem para eles uma vida boa e correta.

Ser pai não é só ser provedor de alimentos, de escolaridade, de presentes. Ser pai é conversar, explicar, esclarecer e não deixar as ruas direcionarem suas verdades e valores. 

No recôndito do lar há que ensinar o que é correto e o que deve ser evitado.

Publicidade

Como disse a canção: “e a vergonha é a herança maior que papai me deixou”.

As pessoas deveriam chegar à idade adulta dando bons exemplos e se comportando adequadamente.

Eu sempre cito o exemplo que nos dão os peões campeiros. Deles nunca vais ouvir um palavrão, salvo raras exceções. Eles são cuidadosos e respeitosos com suas esposas. Não saem gritando ante qualquer problema. Esse é o campeiro de verdade e não o das canções de duvidoso gosto.

Publicidade

Parcimônia, elegância, cuidado com as palavras deveria ser o paradigma de qualquer pessoa.

Daí que um homem público não pode se dar ao desplante de disparar palavrões, mormente quando todo o país o escuta e vê. 

Um presidente da república não tem o direito de se imiscuir em assuntos criminais da alçada do Ministério Público.

Publicidade

Votei no nosso atual presidente. Não via outra opção.

Mas, infelizmente, lhe faltava reprimir seus ímpetos de terra arrasada. Faltava-lhe humildade para ouvir seus técnicos antes de proceder como um elefante em loja de porcelanas.

Como volto a repetir, “si tacuisses, philosophus mansisses”. Se falasses menos, ou seja, se te calasses, passarias por filósofo.

Publicidade

É o que agora Bolsonaro está ensaiando, eis que quer as benesses do centrão. Já foi ao encontro do ministro Fux, numa entrada pela garagem. De certo combinando um modo de resolver o “imbróglio” com o copiador de textos candidato a ministro. Oh, céus!

Tudo como antes no quartel de Abrantes…

LEIA OUTRAS COLUNAS DE RUY GESSINGER

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.