Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CONVERSA SENTADA

Pelas curvas da vida I

Incrível como o hoje senador Luiz Carlos Heinze e eu tivemos destinos semelhantes. Heinze nasceu em Candelária, formou-se engenheiro agrônomo, foi trabalhar e morar em São Borja, tornou-se um líder, foi prefeito, deputado, senador e um grande produtor rural. Heinze tem, em cada casa, em toda região campeira, uma grande devoção.

Quiseram os fados que, sendo eu juiz em Arroio do Meio, em 1973, fosse chamado ao Gabinete do desembargador Pedro Soares Muñoz, presidente do TJRS. Apresentei-me e o desembargador foi direto ao ponto. 

“O senhor vai ser promovido por merecimento mas estabeleço uma condição: vai ter que assumir em Santiago”

Publicidade

Brinquei com ele: “ o que fiz de errado para ser punido?”

Respondeu que fora juiz lá, em tempos idos, e se casara com uma santiaguense.

Com Santiago foi amor à primeira vista. Foi ali que conheci o Bioma Pampa, os gaúchos de raiz, seu folclore genuíno.

Publicidade

Nas missas dominicais só iam as mulheres. De homens, só o general Heraldo Tavares Alves, o Ivo Pauli ( vindo de Santa Cruz) e eu. 

Ocorre que encontrei, anos mais tarde, uma santiaguense assessora concursada do TJRS, solteirinha da silva e de origem campeira. Acabei casando em segundas núpcias com ela. Me aposentei e , a par da advocacia, me interessei pela pecuária. Começamos já selecionando melhor o gado e estabelecendo regras sobre as quais vou falar depois.

A par da advocacia em Porto Alegre fomos tocando a fazenda em Unistalda,município pequeno que se desmembrou de Santiago. Passamos a arrendar e depois adquirir áreas contíguas à nossa . Maristela cuidou dos ovinos e se tornou campeã em várias ocasiões na Expointer, tendo sido presidente da Associação Nacional dos Criadores Ile de France.

Publicidade

Da minha parte fui Presidente do Sindicato Rural de Santiago.

No começo houve alguns problemas, como o tipo ou raça de animais que íamos criar. Eu só não queria misturança de raças ou gado sem qualidade.Também não sabia bem se ia criar, recriar e/ou terminar. Logo cortei a terminação (que é vender o gado gordo). Para isso teríamos que consorciar lavoura com pastoreio. Achei meu nicho criando , mas vendendo os terneiros. As vacas falhadas vendemos , mesmo magras.

Sempre achei que nossa fazenda tinha que ter todas as invernadas contíguas.Ou seja, nada de muitas áreas distantes.

Publicidade

Deu certo porque alguns vizinhos contíguos tinham pequenas áreas e queriam arrendar e/ou vender.

Fomos comprando com calma e acabamos tendo uma fazenda bem organizada.

(A seguir: vendavais, secas, falta de energia elétrica, perda de animais por raios)

Publicidade

LEIA OUTRAS COLUNAS DE RUY GESSINGER

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.