Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Impasse

Futebol profissional ameaçado no Santa Cruz

Em toda a história do Campeonato Gaúcho de Futebol, iniciada em 1919, envolvendo as suas várias divisões, o FC Santa Cruz esteve ausente de apenas nove edições. Não disputou as três primeiras, vindo a estrear em 1922; a de 1930, junto com outros clubes descontentes com resoluções da Federação; e de 1974 a 78, época da fusão com o EC Avenida na Associação Santa Cruz. Agora, a poucos dias da abertura da pré-temporada, agendada para a próxima segunda-feira, dirigentes e conselheiros correm atrás de recursos para colocar o time em campo na Série A2 – Divisão de Acesso. Se não reunir o necessário, o Galo tende a “dar um tempo” no futebol profissional.

A Federação Gaúcha de Futebol garantiu R$ 100 mil a cada um dos 15 clubes da Divisão de Acesso, verba reduzida das equipes da Divisão Principal. Porém, são necessários ao menos R$ 600 mil para suportar os custos com a competição, calcula o vice-presidente do Santa Cruz, Darci Fischborn. A sustentação financeira da temporada está em discussão no Conselho Deliberativo desde a noite de segunda-feira,  26, quando 19 conselheiros se reuniram nos Plátanos, segundo informou o presidente do Galo, Tiago Rech.

“A reunião ficou em aberto. Quinta-feira à noite nos reuniremos novamente. Até lá, vamos tentar viabilizar os recursos para fazer futebol. Confio que a gente vai conseguir, toda ajuda é bem-vinda. Agora dependemos do quanto a comunidade quer nos apoiar”, frisa Tiago, que não arreda da ideia de colocar o Galo em campo nesta temporada. Mas há quem projeta outra situação, a fim de evitar o acúmulo de dívidas.

Publicidade

“Há duas correntes no clube”, revela Darci. “Vamos saber da viabilidade de jogar o campeonato e ver qual é o rumo a ser dado. A nossa preocupação é não endividar o clube, e sim preservá-lo”, sublinha o vice-presidente. “Uma das concorrentes entende que se deve viabilizar o futebol não profissional (categorias de base) por três ou quatro anos”, explica. “Até quinta-feira teremos uma definição. O certo é que temos que preservar o Santa Cruz”, reforça Darci, que tem debatido o assunto com ex-presidentes do Galo como ele.

Clube tem acertos verbais com atletas

O presidente Tiago Rech garante que o Santa Cruz tem mais de 20 atletas encaminhados para a formação do elenco. “Temos acerto verbal com comissão técnica e jogadores”, confirma. O treinador é Vosmir Fabian, o Sananduva, que comandou o Galo nas Copas Fernandão e Sul-Fronteira no segundo semestre do ano passado.

Publicidade

O Santa Cruz está no Grupo B da Divisão de Acesso, junto com Internacional e Riograndense de Santa Maria, São Gabriel, Pelotas, Rio Grande e Guarani de Venâncio Aires. Depois de jogos em dois turnos, cinco equipes avançarão para o pentagonal da segunda fase, de onde duas passarão para a terceira etapa, com os dois primeiros da outra chave.

O vencedor do quadrangular final vai para o Gauchão de 2016. O último colocado de cada grupo na primeira fase cairá para a Série B (antiga Terceirona) do ano que vem, e um terceiro rebaixado será definido em dois jogos entre os penúltimos.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.