Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Série A2

Definido: As portas do Santa Cruz seguem abertas

O FC Santa Cruz não vai interromper a sua participação no Campeonato Gaúcho neste ano. O clube terá time na Série A2 – Divisão de Acesso e na próxima temporada abrirá sob o comando do técnico Sananduva. O Conselho Deliberativo decidiu na noite de quinta-feira, 29, na segunda parte da reunião iniciada na segunda-feira, manter o Departamento de Futebol Profissional ativo. Para isso, os conselheiros se comprometeram a buscar patrocinadores junto com a diretoria executiva liderada pelo presidente Tiago Rech. A tarefa de superar as dificuldades financeiras será árdua, mas a opção foi por manter a tradição do Galo e ir à competição que iniciará em 1º de março, curiosamente com folga para o time alvinegro.

Se na segunda-feira passada a reunião do Conselho Deliberativo contou com 19 de seus integrantes, ontem ela fechou com 35, que, em duas horas de debates em busca de soluções para o dilema do clube, chegaram à conclusão de que fechar as portas agora seria um duro golpe. Porém, o Galo espera ser abraçado por apoiadores para honrar a sua tradição. “Este é o momento de conclamar a torcida para que ela colabore com o clube. O esforço para ele jogar o campeonato terá que ser muito grande. Então, a comunidade envolvida com o Santa Cruz precisa vir participar de uma maneira muito maior do que vem acontecendo nos últimos anos”, prega o presidente do Conselho, Léo Schwingel.

O conselheiro frisa que as dificuldades só poderão ser superadas com a unidade e engajamento dos alvinegros, e acredita que isso vai acontecer, mas apela também para uma mudança conceitual no futebol brasileiro. “O futebol vive dificuldades extremas. Manter o futebol é um desafio de poucos. Poucas pessoas, ou seja, conselheiros dos clubes, pagam a conta. Há necessidade de mudar a forma de fazer as competições no Brasil”, alerta Schwingel. “O sistema está equivocado. Hoje em dia é mais confortável ficar em casa na frente da televisão do que ir ao estádio”, observa.

Publicidade

As relações entre as entidades que fazem e conduzem o esporte também precisam ser revisadas, na opinião do presidente do Conselho Deliberativo do Santa Cruz. “Sim, é preciso um novo relacionamento da Federação Gaúcha de Futebol com os clubes, especialmente os do interior do Estado, e da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) com as federações. Da forma como está, o futebol está ficando inviabilizado para muitos e viável para poucos”, sublinha Léo Schwingel. Hoje o técnico Sananduva vai estar na cidade para detalhar a abertura da temporada com a direção do Santa Cruz. O Galo estreará na Série A2 no dia 7 de março, um sábado, às 18 horas, contra o São Gabriel nos Plátanos.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.