Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Colômbia

Teliana Pereira faz história ao conquistar o título no WTA de Bogotá

A pernambucana Teliana Pereira reescreveu mais uma página na história do tênis feminino brasileiro neste domingo, ao se tornar a primeira tenista nacional a conquistar um torneio de nível WTA em 27 anos. A jogadora de 26 anos e atual 130ª do mundo derrotou com autoridade a cazaque Yaroslava Shvedova, 75ª colocada, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-2) e 6/1.

A gaúcha Niege Dias havia sido a última brasileira a levantar um troféu de primeira linha do circuito internacional, ao vencer o WTA sobre o saibro de Barcelona, em abril de 1988. Isso aumenta os feitos de Teliana, que também já havia quebrado marcas como a primeira a atingir o top 100 e a primeira a disputar torneios de Grand Slam em mais de 20 anos.

Com a espetacular campanha, Teliana deverá atingir nesta segunda-feira o mais alto ranking de sua carreira, com o 81º posto, que também será o mais elevado de uma brasileira desde o 76º posto de Andrea Vieira, no final de 1989. A melhor marca pessoal de Pereira era o 87º lugar em 2013.

Publicidade

A trajetória de Teliana na altitude de Bogotá foi espetacular. Logo na estreia, tirou a campeã de Roland Garros de 2010, a experiente italiana Fracesca Schiavone. Depois de manter o favoritismo sobre Mandy Minella, tirou a especialista espanhola Lourdes Dominguez e na semifinal ganhou em sets diretos da ucraniana Elina Svitolina, número 27 do ranking. Tudo sem perder sets.

Teliana começou bem a partida deste domingo e abriu 2/0, mas viu a adversária reagir e virar para 3/2. As duas então entraram num momento de grande equilíbrio e foram para a definição no tiebreak. Assim como no sábado diante de Svitolina, a brasileira foi muito firme e agressiva, fechando com facilidade.

Isso aumentou a confiança da pernambucana e mexeu com a cabeça da adversária, que perdeu logo o primeiro game de serviço e passou a cometer erros. Com traquilidade e muita vibração, Pereira obteve outra quebra no terceiro game e daí em diante tomou conta definitiva das ações. Sentiu o natural nervosismo na hora de fechar, cedeu um game, porém controlou os nervos em seguida e fechou o placar, com direito ao cheque de 43 mil dólares, o maior de sua carreira.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.