Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Luto

Jorge Loredo, o Zé Bonitinho, morre aos 89 anos

O ator e comediante Jorge Loredo, conhecido pelo personagem humorístico Zé Bonitinho, morreu aos 89 anos, às 5 horas desta quinta-feira, 26, em decorrência de falência múltipla de órgãos. Loredo estava hospitalizado desde 3 de fevereiro no Hospital São Lucas, no Rio de Janeiro. Desde 13 de fevereiro, estava internado na unidade de tratamento intensivo. Segundo o hospital, ele tratava há anos uma doença pulmonar crônica e um enfisema.

À Folha de S.Paulo, o comediante contou em 2010 que não se incomodava em ser frequentemente associado a Zé Bonitinho. “Houve uma época em que me incomodava ficar tão preso a ele. Até que um amigo me disse: ‘Chaplin morreu Carlitos, Mario Moreno morreu Cantinflas, e você vai morrer Zé Bonitinho’. Então, Paciência, né…”.

Sucesso no programa humorístico “A Praça é Nossa”, exibido pelo SBT, o personagem estreou em 1960 no programa “Noites Cariocas”, na extinta TV Rio. O ator já era famoso no fim dos anos 1950, quando interpretava o mendigo filósofo na “Praça da Alegria”. Mas nenhum personagem o tornou tão famoso quanto Zé Bonitinho, “o perigote das mulheres”.

Publicidade

Nessa mesma entrevista, ele disse que se inspirou em um de seus amigos, Jarbas, metido a garanhão. “O Jarbas era uma figura, cantava todas as mulheres, parava em frente ao espelho para pentear o bigode. Eu o imitava nas festas e as pessoas se divertiam demais.”

Zé Bonitinho esteve em dois filmes de Rogério Sganzerla, “Sem Essa, Aranha” (1970) e “O Abismo” (1978). Também inspirou o documentário “Câmera, close!” (2005), de Susana Lira. Fora do personagem, Loredo atuou no curta-metragem “Quando o Tempo Cair” (2006) e “O Palhaço” (2011), dirigidos por Selton Mello

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.