Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Literatura

Lira Neto é o patrono da Feira do Livro de Santa Cruz

O escritor e jornalista cearense Lira Neto, 51 anos, é o patrono da 28ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul. O anúncio foi feito agora pela manhã, na Livraria e Cafeteria Iluminura, pela coordenadora geral do evento, a gerente regional do Serviço Social do Comércio (Sesc/Fecomércio-RS), Roberta Corrêa Pereira, ao lado de integrantes da comissão organizadora. 

Além do patrono, foi divulgado o nome do escritor homenageado da edição, que será o jornalista e poeta Mauro Ulrich, editor de Cultura e Variedades da Gazeta do Sul. A feira acontecerá entre os dias 11 e 20 de setembro, e se guiará pelo slogan “Ler te liga”, também informado por Roberta. Conforme ela, o restante da programação e das atrações serão definidas ao longo das próximas semanas.

O PATRONO – O nome de Lira Neto (nome artístico de João de Lira Cavalcante Neto) tem estado em evidência nos últimos anos, em âmbito nacional, diante do lançamento da sua biografia de Getúlio Vargas, em trilogia, pela Companhia das Letras. Com formação em Filosofia, Letras e Jornalismo, ingressou na imprensa aos 27 anos, em sua cidade natal, Fortaleza, onde atuou como professor de História, Redação e Literatura. Radicado desde 2002 em São Paulo, é casado com a jornalista Adriana Negreiros e pai de Ícaro, Nara, Emília e Alice.

Publicidade

Como escritor, identificou nas biografias a sua grande via de expressão, que lhe permite unir a paixão por História e Literatura. Dedicou-se a elucidar a caminhada de figuras públicas ilustres nas áreas de literatura, música, liderança religiosa e, especialmente, política. A recuperação da trajetória dos conterrâneos Padre Cicero e José de Alencar resultou em obras de ampla repercussão. Mas foi com a recente biografia de Getúlio Vargas que granjeou respeito definitivo entre autores desse gênero de texto, com mais de 250 mil exemplares vendidos, no conjunto da trilogia. 

Lira Neto dá continuidade, na Feira de Santa Cruz do Sul, à tradição de grandes nomes da literatura como patronos, a exemplo de João Ubaldo Ribeiro, Thiago de Mello, Antonio Skármeta, Affonso Romano de Sant’Anna e Aldyr Garcia Schlee, os mais recentes.

O HOMENAGEADO – Por sua vez, o escritor homenageado, Mauro Ulrich, é gaúcho, natural de São Leopoldo, e, curiosamente, completa amanhã, dia 1º de abril, seus 50 anos. Depois de crescer e residir por vários anos em Cachoeira do Sul, radicou-se em Santa Cruz do Sul em 1991, desde então atuando junto à equipe de profissionais da Gazeta do Sul. Como poeta, é autor de Cellophane flowers, co-autor de Trinta e seis: fotos com poesia, e participou das três edições da antologia Nem te conto. Tem previsto para lançamento, neste ano, de seu segundo livro de poesia.

Publicidade

Ambos, Lira Neto e Mauro Ulrich – que colocam jornalismo e literatura no centro das atenções na Feira do Livro de Santa Cruz do Sul –, serão os embaixadores da leitura perante a comunidade. Nos meses que antecedem o evento, os leitores já podem, portanto, se familiarizar com a obra de cada um deles.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.