Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Família Real

Nova princesa: Kate e William apresentam a filha

ATUALIZADO ÀS 15H30

Nasceu neste sábado, 2, em Londres o segundo filho do príncipe William e da duquesa de Cambridge, Kate Middleton. É uma menina, segundo anunciou a assessoria do casal pelo Twitter. Não foi revelado ainda o nome do bebê – embora os mais cotados pela mídia britânica sejam Alice e Charlotte -, que nasceu com 3,7 kg e passa bem.

Kate deu à luz às 8h34 (4h34, horário de Brasília) na maternidade privada do hospital St. Mary, onde o primeiro filho do casal, o príncipe George, terceiro na linha sucessória do trono britânico, nasceu em 22 de julho de 2013. Segundo a assessoria do casal, a família real, incluindo a rainha Elizabeth 2ª, foram informados logo depois do nascimento. O primeiro-ministro, David Cameron, parabenizou pelo Twitter o casal pelo novo bebê.

Publicidade

A duquesa deu entrada no hospital às 6 horas (2h, horário de Brasília) deste sábado, após uma semana de expectativas já que, pelo cálculo da mídia britânica, ela já estaria na 41ª semana de gestação. Segundo a mídia britânica, Kate e William, casados desde abril de 2011, ganharam um desconto de 10% do hospital neste sábado por ser um segundo parto. Uma suíte com duas salas custa, em média, £ 6,5 mil (R$ 30 mil) por noite. O casal deixou o hospital com a filha na tarde deste sábado e apresentou a princesa aos súditos.

A imprensa vinha destacando que o casal não sabia o sexo do bebê, embora informações extraoficiais sempre apontaram para uma menina. A nova princesa passa a ser o quarto herdeiro na linha sucessória, mas deve ter menos exposição e responsabilidades que o irmão George por não ser, necessariamente, preparada para se transformar em um monarca.

Enquanto, em tese, o destino de George é virar rei, o do novo bebê é ser espécie de coadjuvante da realeza, a não ser que no futuro o irmão não possa assumir o trono. Os especialistas em monarquia sempre ressaltam que o roteiro previsto pode sofrer mudanças no meio do caminho. Foi o que ocorreu em 1936, quando George 6º, pai da rainha Elizabeth 2ª, tornou-se rei após a abdicação do irmão, Eduardo 8º.

Publicidade

Pela linha sucessória, o príncipe Charles, 66, é o herdeiro direto do trono da mãe, a rainha Elizabeth 2ª, que em setembro bate o recorde de 63 anos da rainha Victoria. Depois, na linha sucessória, vem William, 32, e George. George e sua irmã nasceram no mesmo hospital onde a princesa Diana (morta em 1997) deu à luz William e Harry.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.