Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Música em Movimento

Vitor Ramil, Kleiton & Kledir e Orquestra da Ulbra se apresentam em Santa Cruz

Desde 2010, o Projeto Música em Movimento, promovido pela Souza Cruz, leva música e cultura a diversos municípios da Região Sul do Brasil. Neste ano, a edição de Santa Cruz do Sul apresenta a dupla Kleiton & Kledir com o músico Vitor Ramil, gaúchos de grande influência no cenário musical brasileiro, acompanhados pela Orquestra de Câmara da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). O espetáculo, com entrada franca, ocorre no próximo dia 23, um sábado, com início às 17h30, no Parque da Oktoberfest. O show de abertura ficará a cargo da Orquestra de Câmara da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), que faz sua primeira apresentação para a comunidade nesta data.

De acordo com o gerente de Operações Industriais da Souza Cruz, Jorge Bedin, a comunidade está convidada a levar cadeiras para prestigiar o espetáculo. “Além da cuia e bomba para o chimarrão, pois haverá distribuição de erva-mate e água quente”, destaca. Em caso de chuva, segundo o gerente, o evento será transferido para o Ginásio Poliesportivo, anexo ao Parque da Oktoberfest. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia, bem como a apresentação tem a produção cultural da Companhia de Produção, de Porto Alegre, e financiamento da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. 

Os anos 70 marcaram o início da trajetória da dupla Kleiton & Kledir, que ao lado de amigos lançou o Grupo Almôndegas, uma referência na história da música popular gaúcha. O primeiro disco já como K&K surgiu em 1980, depois lançaram vários outros, inclusive um em espanhol, o que trouxe um Disco de Ouro e shows nos Estados Unidos, Europa e América Latina. Diversos artistas brasileiros gravaram suas composições e vários também foram os prêmios da carreira, entre eles, o título de “Embaixadores Culturais do RS”, por terem se tornado símbolo do gaúcho contemporâneo.

Publicidade

O compositor, cantor e escritor Vitor Ramil iniciou na carreira musical ainda adolescente, nos anos 80. Ele gravou o primeiro disco aos 18 anos “Estrela, Estrela” (1981) e, após, vieram mais nove trabalhos “A Paixão de V Segundo Ele Próprio” (1984/1998), “Tango” (1987/1996), “À Beça” (1995), “Ramilonga” (1997), “Tambong” (2000), “Longes” (2004), “Satolep Sambatown” (2007), “délibáb” (2010) e” Foi no Mês que Vem” (2013). Vencedor de diversos prêmios, entre eles, o Prêmio Açorianos de Música, Ramil, na segunda metade dos anos 90 mostrou-se escritor, através da novela Pequod, ficção criada a partir de passagens da sua infância. A partir de 1995, o artista passou a se dedicar à música e à literatura. Como escritor destaque para as obras Satolep (2008) e A Primavera da Pontuação (2014).

ORQUESTRA

Publicidade

Criada em julho de 1996, a Orquestra de Câmara da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) surgiu para somar às iniciativas culturais e comunitárias da instituição. A partir deste momento, o conjunto passou a desenvolver diversos projetos, sempre focado no principal objetivo de manter a excelência da execução e o alto nível de acabamento musical. 

O grupo, que tem como regente o maestro Tiago Flores, é considerado pela crítica uma das melhores orquestras de câmara do Brasil. No repertório estão canções eruditas, latino-americanas e brasileiras. O projeto Concertos Populares com Orquestra reúne diversos artistas, com a visão na diversificação da divulgação da música orquestral.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.