Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Literatura

Santa-cruzense lança seu primeiro livro aos 16 anos

A mais nova escritora santa-cruzense, Eduarda Bringmann, é também nova em idade. Nascida no dia 29 de agosto de 1999, tem apenas 16 anos, o que não impede que escreva com a força de uma veterana. Para que você mesmo comprove isso é só passar lá na Livraria e Cafeteria Iluminura (Borges com Floriano) amanhã, a partir das 13 horas. Eduarda estará no local autografando o seu livro de estreia, Contos enigmáticos, cujo subtítulo – Você sabe quem está atrás de você? – já entrega um pouco da obra. Por R$ 25,00, é uma edição independente, com 72 páginas.

A jovem autora conta que o incentivo pela leitura – e consequente escrita – nasceu dentro de casa, quando ela era ainda uma criança. Seus pais liam para ela. “Quando aprendi a ler, eles me presenteavam com livros. Eu adorava conhecer novas histórias. Isso me ajudou a gostar bastante da leitura e de escrever. Eu sentia muita vontade de criar tramas como as que eu lia nos livros.” 

E foi o que fez. Só que suas histórias não são da carochinha, de fadas e príncipes. Não são enredos muito convencionais, de uma menina adolescente. Eduarda escreve sobre o medo, o imprevisível, o horror, o mistério e o suspense, com muito sangue e situações grotescas. O enigmático, como diz no título do livro, que é dedicado “aos amantes da morte”. Já no prólogo, Eduarda alerta: “É a criação de uma insanidade. Basta um mergulho nesse abismo, que se encontra em cada página, para desfrutar de uma das maiores sensações dos seres vivos: o medo.” 

Publicidade

E não, não se trata de bobagenzinhas adolescentes. Há conteúdo. E, podem apostar: um conteúdo assustador. “A preferência por esse tipo de literatura é algo que nasceu comigo. Além disso, lembro de minha mãe assistindo aos filmes de terror e suspense… Eu era fascinada por aquilo e sempre prestava atenção no que ela estava vendo. Conforme fui crescendo, o amor por esse gênero apenas foi aumentando.” Entre os autores de sua predileção, cita dois clássicos da literatura do medo: Edgar Allan Poe e Stephen King. “Poe é muito bem conhecido pelos seus contos com ar gótico, bem bolados. King foi quem, em minha opinião, expandiu esse gênero de escrita na literatura americana.” Ela também lê livros ligados ao espiritismo: “ São muito bem-vindos. Eles me inspiram para criar meus espíritos sombrios.”

Eduarda Bringmann disse que pretende cursar Medicina, mas nem pensa em parar de escrever. Além dos pais, Alberto e Simone, ela encontra incentivo nos professores de língua portuguesa na escola onde estuda, a Luiz Dourado. Atualmente, além da divulgação de Contos enigmáticos, ela trabalha no primeiro livro de uma futura trilogia de suspense. “As ideias sempre surgem aleatoriamente. Escrever é entrar em outro universo, é viajar na imaginação. Tem vezes que sento para escrever e, algumas vezes, a inspiração vem até quando já estou deitada, quase pegando no sono. Para quem ama escrever, inspiração não tem hora marcada.”

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.