Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Sensualidade na dança

Salto alto e autoestima: conheça a Stiletto Dance

É na batida do hip hop com o jazz que Yaundé Narciso e as alunas investem aquela disposição no Stiletto Dance. Modalidade que traz movimentos sobre um dos símbolos da mulher, o salto alto, a dança busca envolver as participantes em uma coreografia que usa ombros, quadris, mãos, pés, movimentos com o cabelo e uma pegada para lá de sensual. Mais do que as 600 calorias gastas, porém, a prática do Stiletto potencializa a valorização pessoal. 

E nesse caminho, autoestima e confiança se colocam como essência para que o corpo e a mente trabalhem em sincronia. “Quanto mais liberdade no movimento, mais empoderamento essa praticante vai ter. É por isso que o Stiletto trabalha muito forte nessa questão da feminilidade, que nada mais é do que preservar as mais variadas características femininas”, explica a professora e também jornalista Yaundé. 

Desenvolvida pela coreógrafa norte-americana Dana Foglia em meados de 2008, a modalidade, por intermédio de passos ousados e sutis, trabalha para que a mulher se entregue aos movimentos de forma natural e não vulgar; sem amarras para investir na sensualidade. “Quando eu comecei a ensinar, eu queria que elas tivessem esse comportamento de se sentirem sensuais, femininas e lindas, independente do condicionamento físico. O problema é que, em função da repressão diária que as mulheres sofrem, nem todas conseguiam”, lembra. 

Publicidade

Foi então que a  santa-cruzense deu início a um trabalho de conscientização sobre valorização das características de cada uma. Processo que coincidiu com o seu envolvimento na causa feminista. “Consegui fazer um link muito grande com a interferência do machismo e o modo como a mulher vê o seu corpo.” É por isso que a proposta da aula ultrapassa as barreiras do simples decorar a coreografia. Ela alcança o sentido de que o movimento empodera, liberta e se basta quando a confiança é o passo mais importante.

LEIA MAIS NA GAZETA DO SUL
DESTE FIM DE SEMANA

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.